domingo, 16 de outubro de 2016

White Lion – Bang Your Head Festival 2005 (2008):



Por Davi Pascale

DVD apresentava Mike Tramp de volta ao hard rock. Com lineup reformulado e entrosado, músicos mostravam a força de seu repertório.

White Lion foi uma banda que teve um sucesso moderado nos anos 80. Aquela banda com poucas músicas nas FM´s, mas que todo mundo que é da cena conhece. Sem exceções. O período de maior popularidade deles foi na época do (ótimo) Pride. E, lamentavelmente, se separaram após lançar aquele que considero seu melhor álbum, Mane Attraction.

Após o término da banda, Mike Tramp formou um ótimo grupo de hard rock, que não foi para frente, que atendia o nome de Freak of Nature. E também se aventurou em uma boa carreia solo, apostando em um som mais ameno, com claras referências de Tom Petty. O baterista Greg D´Angelo chegou a participar do Pride & Glory (ao lado do Zakky Wylde) e acompanhou os músicos Ace Frehley (Kiss) e Stephen Pearcy (Ratt), James Lomenzo, também fez parte do Pride & Glory e acompanhou artistas do calibre de Dave Lee Roth, Ozzy Osbourne, Slash´s Snakepit, Megadeth e Black Label Society. E Vito Brata sumiu do mapa. Desiludido com a indústria do rock, abandonou a musica e foi cuidar de sua mãe.

Nessa reunião de 2005, apenas Mike Tramp vinha da formação clássica. “O importante não é quem está ali, mas sim as músicas. Tentei me afastar desse material durante um tempo, mas reparei quão forte são as composições e a força que ela tem entre meu publico. Até hoje aparece gente em meus shows solo com camiseta e capa de disco do White Lion”, declarava o musico em entrevista.

Honestamente, tenho um pé atrás com essas voltas que não são voltas. Se a banda ainda segue na ativa e vai mudando os integrantes, ok, porque você vai criando uma afinidade com aquela galera depois de um tempo, mas ficar parado 13 anos, anunciar volta da banda e só ver um integrante no palco, sempre me pareceu meio duvidoso. Pelo menos, dessa vez, o projeto era muito bem feito.

A apresentação é curta. Trata-se de uma performance no festival Bang Your Head de 2005, onde se apresentaram como atração surpresa. Em 1999, Mike Tramp lançou um álbum com o nome de Mike Tramp´s White Lion trazendo novas versões para os clássicos da banda. Aqui, já havia mudado todo mundo novamente. Trata-se do lineup de Return Of The Pride (2008). As músicas foram apresentadas em cima dos arranjos originais e não das regravações.

Mike Tramp nunca teve uma extensão vocal absurda, mas nunca comprometeu porque sempre escreveu linhas vocais dentro do seu limite. O músico tinha uma energia absurda, corria de um lado para o outro, arriscava alguns pulos. Dos músicos de apoio, o melhor era o baterista Troy Patrick Farrel. O cara desce a mão sem dó e tem uma pegada absurda.

A banda estava muito bem entrosada. O setlist é matador e traz alguns dos principais sucessos da banda como “Wait”, “Tell Me”, “Broken Heart” e “Hungry”. A baladinha “When The Children Cry”, presente entre 10 de 10 coletâneas de 80´s, ficou de fora. O único senão é que o guitarrista Jamie Law não chega nem perto do que era Vito Brata. Para quem não conhece a trajetória, Vito era o grande destaque do grupo e chegou a ser considerado um dos melhores guitarristas de heavy metal pelos críticos da época. Muitos o comparavam ao Eddie Van Halen por conta do uso de tapping, mas o rapaz tinha identidade. O cara destruía em cima dos palcos. Jamie apenas cumpre seu papel.

O show, apesar desse detalhe, é muito bom e deixa seus fãs com gosto de quero mais. Nos anos 80, dois shows deles foram gravados profissionalmente (Live At The Ritz e One Night In Tokyo).  Em 2005 foi colocado no mercado um DVD com o nome de Concert Anthology que trazia os melhores momentos de cada um desses shows. Permaneço na espera do lançamento desse material na integra. Sonhar não custa nada!

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Nostálgico

Faixas: 
     01)   Lights n Thunder
     02)   Hungry
     03)   Lonely Nights
     04)   Broken Heart
     05)   Fight To Survive
     06)   Little Fighter 
     07)   Living On The Edge
     08)   Tell Me
     09)   Wait
     10)   Radar Love

Nenhum comentário:

Postar um comentário