sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Izzy Stradlin And The Ju Ju Hounds – Izzy Stradlin And The Ju Ju Hounds (1992):



Por Davi Pascale

Em 1992, Izzy Stradlin lançou seu primeiro trabalho solo. Disco era marcado por um rock básico e foi bem recebido pela crítica da época.

Izzy Stradlin ficou conhecido mundialmente por ter integrado o Guns n´ Roses. Banda onde atuava como guitarrista base e também como compositor. O músico abandonou a banda no meio da turnê do Use Your Illusion por não concordar com as ações de Axl (tanto por conta do tal novo contrato, onde passava a ser considerado meio que um empregado do cantor, quanto por conta das atitudes megalomaníacas do líder. Ou seja, ataques de estrelismo, atrasos todas as noites, etc). Seu primeiro trabalho pós Guns foi justamente esse disco.

Havia muita expectativa em torno do álbum, já que ele era considerado um dos principais compositores do Guns n Roses. Viria ele com uma sonoridade parecida? Conseguiria ele repetir o êxito de sua ex-banda? Muitas eram as perguntas que pairavam no ar. Izzy fez de tudo para que o trabalho se mantivesse fora do circuito mainstream. Havia ficado meio desiludido com o formato de indústria em torno de megabandas. Queria continuar tocando, mas sem aquelas maluqices costumeiras.

Izzy Stradlin And The Ju Ju Hounds foi bem recebido pela crítica especializada. A revista Rolling Stone, na época, dizia que era o “melhor álbum dos Stones não gravado pelos Stones”. Realmente, é perceptível a influencia do grupo de Jagger/Richards em diversas faixas. Além de 2 convidados hiper especiais.

Vários convidados integram o disco. Os nomes mais marcantes são o de Craig Ross, o famoso guitarrista de cabelo black power que acompanha o músico Lenny Kravitz. E também, os de Nicky Hopkins (tecladista que participou de gravações dos Rolling Stones) e Ron Wood, guitarrista que assumiu o posto de Mick Taylor e divide as guitarras com Keith Richards até hoje. Os teclados também contaram com as mãos de Ian McLagan. Outro musico das antigas que chegou a emprestar seus dotes para artistas do nível de Joe Cocker, Bob Dylan, Bruce Springsteen, Joe Cocker, Faces, além dos próprios Stones.

Se hoje, vários artistas se inspiram na década de 70, nessa época, várias buscavam inspiração nos anos 60. Caso de Black Crowes, Lenny Kravitz, Primal Scream... Izzy Stradlin And The Ju Ju Hounds ia pela mesmo caminho. “Pressure Drop” e “Bucket O´ Trouble” resgatava suas influencias do punk, algo que já era notável em determinadas músicas do Guns, mas o que ganhava força aqui mesmo era aquela sonoridade mais 60´s.

As duas faixas de trabalho – “Somebody´s Knockin´” e “Shuffle It All” – já deixavam essa influencia stone nítida, mas a coisa não para por aí. “Time Gone By” teve arranjo claramente inspirado em “Not Fade Away” (clássico de Buddy Holly que ganhou uma versão dos Stones). “Train Tracks” e “Cuttin´ The Rug” (melhor trabalho de guitarra do disco) também poderiam ter aparecido em algum álbum lançado pela trupe de Mick Jagger durante a década de 70. “Take a Look At The Guy” e “Come On Now Inside”, dispensam apresentações já que são justamente as faixas que contam com as maõs de Ron Wood e Nicky Hopkins, respectivamente.

Izzy Stadlin And The Ju Ju Hounds obedecia as lógica dos LP´s clássicos do rock. 10 faixas, 40 minutos de som, repertório forte. Álbum que merece ser (re)descoberto pela nova geração de ouvintes e músicos. Não conhece? Corra atrás que a diversão é garantida. Discaço!

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Espetacular

Faixas:
      01)   Somebody Knockin´
      02)   Pressure Drop
      03)   Time Gone By
      04)   Shuffle It All
      05)   Bucket O´ Trouble
      06)   Train Tracks
      07)   How Will It Go
      08)   Cuttin´ The Rug
      09)   Take a Look At The Guy 
      10)   Come On Now Inside

Nenhum comentário:

Postar um comentário