quinta-feira, 28 de julho de 2016

Titãs – Nheengatu Ao Vivo DVD (2015):



Por Davi Pascale

No final do ano passado, o grupo Titãs soltou um novo material ao vivo. Gravado no Audio Club (SP), o material trazia uma performance forte e pesada. Esse é o ultimo registro do cantor Paulo Miklos ao lado do grupo.

DVD ao vivo dos Titãs não é mais nenhuma novidade. Existem vários no mercado. Entretanto, não existe nenhum vídeo oficial da primeira fase da banda. Algo que torna esse material e o Cabeça Dinossauro Ao Vivo itens bem interessantes, mesmo que a formação já tenha sofrido alguns desfalques.

Quem passou a se ligar nos Titãs por conta do especial Acústico MTV ou por conta da explosão da balada “Epitáfio”, não tem muita noção do que o grupo representou na década de 80. Embora sempre tenham tido apoio da grande mídia e música executadas nas rádios, a banda paulista era famosa por seu deboche, sua criatividade e sua atitude em cima dos palcos. Era um conjunto bem diferente daquele que se apresentava de terninho cantando “É Preciso Saber Viver” do Roberto Carlos.

Independente de qualquer crítica, precisamos ser honestos. Nos discos, nessa fase mais comercial, teve bons lançamentos e maus lançamentos. Em cima do palco, entretanto, os músicos nunca deixaram a desejar. Mesmo que tenham perdido um pouco da teatralidade, da ironia, a força do repertório falava por si só. E os músicos sempre tiveram consciência de suas limitações. Nunca gravaram um álbum que não conseguissem reproduzir ao vivo.

Nheengatu é facilmente o melhor trabalho que lançaram desde Domingo. Superando inclusive, A Melhor Banda de Todos Os Tempos da Última Semana (meu trabalho favorito da fase mais popular). Embora não tenha criado novos hits, o material trazia muitos elementos que haviam se perdido nos CD´s anteriores. E a coisa parecia funcionar muito bem no palco. Faixas como “Fardado”, “Cadáver Sobre Cadáver”, “Baião de Dois” e “Fala, Renata”, ganhavam uma energia ainda maior nos shows.

Os músicos parecem terem se ligado na semelhança que esse material tinha com trabalhos mais antigos. Tanto nos temas das letras, quanto nas construções dos arranjos (levada de bateria, riffs de guitarra, etc) e fizeram um mix perfeito entre as canções de seu mais recente álbum com sua fase de ouro. Marcam presença aqui clássicos como “Massacre”, “Bichos Escrotos”, “AA UU”, “Televisão”, “Desordem”, “Lugar Nenhum”, “Jesus Não tem Dentes No País dos Banguelas”. Repertório bem rock n´ roll.

A banda estava muito bem entrosada, ainda que pelo vídeo dê para notar com clareza, as diferenças entre a atual e a antiga formação. Mario Fabre é um músico bem competente, mas não tem toda a pegada e segurança de Charles Gavin. Branco Mello sofre para executar as linhas de baixo que Nando Reis tirava de letra. Não que tenha comprometido o espetáculo, longe disso, mas é notável o quanto ele se esforça para tocar linhas simples.

Algo muito bacana foi o fato de terem criado máscaras para utilizarem no inicio do espetáculo. O artifício criou um visual bacana e ajudou a trazer um pouco do ar teatral que haviam perdido. No entanto, o recurso só ocorre nas 4 primeiras músicas. Branco Mello e Sergio Britto são os que têm melhor presença de palco. Paulo Miklos foi o responsável por criar o melhor trabalho vocal do show. Já Tony Bellotto continua sendo Tony Bellotto. Ou seja, toca com segurança seus riffs simples e incrivelmente característicos. A qualidade de som/imagem está muito boa e o DVD tem várias musicas que não entraram no CD. Se está em duvida entre um formato ou outro, opte pelo vídeo.

Infelizmente, Paulo Miklos anunciou sua saída dos Titãs. Daqueles 8 malucos que costumávamos ver nos televisores, agora restam apenas 3. Agora é esperar para ver o que vão aprontar. Sua saída é um baque forte para a banda, mas os músicos são mestres em driblarem situações difíceis. Na torcida para que vençam mais esse obstáculo.

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Performance bem rock n roll

Faixas:
      01)   Fardado
      02)   Pedofilia
      03)   Cadáver Sobre Cadáver
      04)   Chegada Ao Brasil (Terra à Vista)
      05)   Massacre
      06)   Jesus Não Tem Dentes No País Dos Banguelas
      07)   Lugar Nenhum
      08)   Baião De Dois
      09)   Pela Paz
      10)   Quem São Os Animais?
      11)   República dos Bananas
      12)   Nem Sempre Se Pode Ser Deus
      13)   Diversão
      14)   Mensageiro da Desgraça
      15)   Fala, Renata
      16)   Desordem
      17)   Vossa Excelência
      18)   Televisão
      19)   Sonífera Ilha
      20)   Polícia (Extra)
      21)   AA UU (Extra)
      22)   Flores (Extra) 
     23)   Bichos Escrotos (Extra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário