quinta-feira, 14 de julho de 2016

Santana – IV (2016):



Por Davi Pascale

Santana volta a trabalhar no formato de banda e lança seu melhor trabalho em décadas. Contando com músicos da formação original, disco deve agradar seus fãs das antigas.

Já tinha um tempo que o músico mexicano Carlos Santana vinha trabalhando no formato de parcerias, muitas vezes com músicos mais jovens. Formato bacana, mas que já estava ficando meio saturado. Particularmente, gostei de Corazón, mas era aquele lance de ‘está bacana, mas está longe do que já foi’. Esse sentimento acaba agora em IV.

Para a criação do novo álbum, que levou 2 anos para ficar pronto, o músico recrutou seus velhos parceiros. Gregg Rolie (teclado/voz), Michael Shrieve (bateria), Michael Carabello (percussão) e Neal Schon (guitarra, Journey). Músicos que haviam trabalhado ao seu lado em seus três primeiros discos (daí a razão do título) e haviam se apresentado ao seu lado no histórico Woodstock. Para completar o time, vieram Benny Rietvelo (baixo) e Karl Perazzo (percussão).

O disco apresenta um trabalho extremamente honesto. Está tudo aqui. O lado blues, a pegada pop, a levada latina. As guitarras, as congas, os bongôs. Todos aqueles elementos que ajudaram a definir sua identidade musical seguem de braços dados.

“Yambu” começa já deixando estampada sua veia latina. É possível sacar qual foi o artista que o Maná ouviu à exaustão para escrever suas músicas. Linha vocal bem similar. E, sim, Santana explora esse universo há décadas. Mas foi em “Shake It”, contudo, que minha empolgação surgiu. Um blues rock de primeira com uma percussão afro em bastante evidência. “Anywhere You Want To Go” é uma das melhores do CD. Resgata seus tempos de Abraxas. O teclado remete bastante à “Oye Como Vá”. “Fillmore East”, por outro lado, é uma jam instrumental de 7 minutos, esquecendo completamente a veia pop.

Musico resgata velhos parceiros

Carlos Santana é um monstro na guitarra. Além de ter uma timbragem única, o rapaz é um daqueles músicos que conseguem mesclar como poucos a equação técnica x sentimento. Neal Schon não fica muito atrás, não. Mesmo em seu trabalho com o Journey, é possível perceber sua técnica apurada. A dupla funciona muito bem no novo trabalho.

“Love Makes The World Go Round” e “Freedom In Your Mind” trazem a participação especial de Ronald Isley, do cultuado grupo The Isley Brothers. Parceria funcionou incrivelmente bem. A balada instrumental “Sueños” nos leva novamente aos tempos de Abraxas. Uma espécie de nova “Samba Para Ti”. “Caminando” traz um trabalho de guitarra bem inspirado, embora não esteja entre minhas preferidas.

Carlos Santana sempre teve cuidado na hora de escolher os músicos que iriam lhe acompanhar, mas ouvir essa galera junto novamente é mágico. E o mais bacana é que a parceria funcionou muito bem. Não houve uma tentativa de soar moderninho, apenas de resgatar sua velha identidade. Nada aqui soa forçado. Pelo contrário, soa bem natural.

Sua veia blues aparece com força em “Blues Magic” e “Forgiveness”. Enquanto “Echizo” e “Come As You Are” (não, não é o clássico do Nirvana) trazem mais uma vez sua veia latina, aquela sonoridade tropical. “Leave Me Alone” é a única que soa como seus trabalhos mais recentes. Poderia ter sido incluída em Supernatural ou Shaman. Uma boa faixa para ser trabalhada nas rádios.

IV traz o Santana com uma inspiração que não via em décadas. Trabalho com pouquíssimos fillers (tirando “Freedom In Your Mind”, "Caminando" e “Choo Choo”, o resto é fantástico) e bem fiel aos seus princípios. Não seria nada mal se resolvesse manter esse lineup por alguns anos. A grande surpresa de 2016 e um dos melhores do ano. Escute!

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Inspirado

Faixas:
      01)  Yambu
      02)   Shake It
      03)   Anywhere You Want To Go
      04)   Fillmore East
      05)   Love Makes The World Go Round (c/ Ronald Isley)
      06)   Freedom In Your Mind (c/ Ronald Isley)
      07)   Choo Choo
      08)   All Aboard
      09)   Sueños
      10)   Caminando
      11)   Blues Magic
      12)   Echizo
      13)   Leave Me Alone
      14)   You And I
      15)   Come As You Are 
      16)   Forgiveness

Nenhum comentário:

Postar um comentário