quinta-feira, 30 de junho de 2016

Duca Leindecker – Plano Aberto CD + DVD (2015):





Por Davi Pascale

Líder do Cidadão Quem chega ao seu primeiro DVD solo. Vídeo traz convidados especiais e certamente agradará seus fãs de longa data.

Duca Leindecker é um dos artistas mais talentosos, surgido nos últimos tempos na cena brasileira. Infelizmente, o rapaz nunca conseguiu a projeção nacional que tanto mereceria. Mesmo fazendo um som comercial de qualidade, sua fama ficou restrita aos músicos e publico mais voltado para o sul do Brasil.

Certa vez, assisti uma entrevista do cantor Ritchie onde ele dizia que o Brasil era um país com muitos países em um só. Realmente, há um certo sentido. Temos regiões com costumes de vida diferente, expressões diferentes e, sim, influências diferentes. Não dá para chamar o sucesso de Duca de local, mas certamente é um artista de nicho. O que é uma pena. O som que faz tinha de tudo para invadir as rádios Brasil afora e a qualidade de seu trabalho é muito superior à 90 % da galera que está na grande mídia hoje.

Sua fama aumentou um pouquinho depois que realizou o duo Pouca Vogal ao lado de Humberto Gessinger, líder do Engenheiros do Hawaii. Aliás, Humberto faz uma breve aparição no show, realizando um interessante dueto em “Missão”. Colecionadores do Engenheiros, fiquem atentos.

O último disco de Duca Leindecker, (o ótimo) Voz, Violão e Batucada, trazia uma proposta diferente. Seguindo um pouco a lógica do Pouca Vogal. Ou seja, fazer canções em formato reduzido. Boa parte da percussão era realizada no próprio corpo do violão. No máximo, utilizava o bumbo e um pandeiro. Aqui, traz algumas músicas nesse formato. Caso de “Tudo é Longe” ou “Brutalidade e Sol”.

DVD explora lado instrumentista do cantor/compositor

Entretanto, esse não é o foco da apresentação. Aqui é focado seu lado mais de multi-instrumentista, além do lado compositor, é claro. O cantor passeia pelo violão, guitarra, piano, baixo, bumbo, pandeiro, além de cantar todas as músicas.

Em várias canções, conta com uma (boa) banda de apoio por trás. No set, mistura músicas de todas as suas fases. Desde seus tempos de Cidadão Quem, passando pelo Pouca Vogal, até chegarmos em seu mais recente trabalho de inéditas. Canções como “Pinhal”, “Dia Especial” e “Girassóis”, já são consideradas meio que clássicas entre seus fiéis seguidores, e fazem a alegria dos fãs mais uma vez.

Além do líder do Engenheiros, o show ainda conta com a participação de Tiago Iorc e de seu irmão Luciano Leindecker. Um dueto emocionante ocorre em "Ronco do Vulcão" com Duca no palco e Luciano nos telões. (Para quem está por fora, o baixista do Cidadão Quem morreu em 2014, por conta de um mieloma, um câncer que se desenvolve na medula óssea).

No vídeo, ainda temos um breve documentário com o músico explicando um pouco o conceito do show e os dois videoclipes criados para promover seu mais recente disco. Acompanha o pacote um CD com as músicas da apresentação. Com ótima qualidade de som e imagem, e uma apresentação redondíssima, o material se faz necessário na coleção de seus velhos fãs.

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Profissional

Faixas CD/DVD:
      01)   Certeiro
      02)   Dia Especial
      03)   Nós
      04)   Depois da Curva
      05)   Tudo é Longe
      06)   Ao Fim de Tudo
      07)   Bossa
      08)   Até Aqui
      09)   Música Inédita
      10)   Iceberg
      11)   Brutalidade e Sol
      12)   O Amanhã Colorido
      13)   Cachecol Vermelho
      14)   Breve
      15)   Missão
      16)   Vício
      17)   Do Nosso Tempo
      18)   Pinhal
      19)   Girassóis
      20)   Ronco do Vulcão

Nenhum comentário:

Postar um comentário