sábado, 28 de março de 2015

The Wonders: That Thing You Do (1996)



Por Davi Pascale

Em 1996, uma canção com uma batida típica dos anos 60 invadiu as FMs de todo o mundo. Não se tratava da tal ‘nova salvação do rock’, onde toda semana os críticos elegiam uma. E, sim, da trilha sonora de um filme. A canção que dava titulo ao longa, transformava em realidade a ficção.  Escrito, dirigido e com atuação de Tom Hanks, a película fez um sucesso inesperado. Confere aí...

A história retratada não é assim tão incomum. Do That Thing You Do retrata a história de um grupo que chegou com tudo, arrebentou a boca do balão. Porém, apenas com uma música. O famoso ‘one hit wonder’. Nossa geração viu vários desses por aí. De 4 Non Blondes à New Radicals. De The Knack à Lou Bega. A lista é longa... E nos anos 60 a história não era muito diferente. Richard Harris, The Honeycombs, The Easybeats são apenas alguns dos inúmeros nomes que estouraram com uma canção e sumiram de vista.

O ano era 1964. Ano da Beatlemania. A história aconteceu por acaso. Uma banda formada por amigos, batizada de One Ders, participaria de um show de calouros apresentando uma balada escrita pelo cantor, o egocêntrico Jimmy. Quando estavam perto da data da apresentação, seu baterista, Chad quebrou o braço. Para não cancelarem, recrutaram Guy Patterson, um músico aficcionado por jazz que trabalhava na loja de seus pais. Contrariando o gosto do cantor, Guy transforma a musica em um rock com pegada beatnick e os rapazes vencem a premiação.

Contrariando à tudo e à todos, os garotos começam a criar fama. Conseguem um empresário, gravam um disquinho. Pouco tempo depois, caem nas mãos de Mr. White que os oferece um acordo para serem parte do cultuado selo Playtone. Do dia para a noite, tornam-se ídolos. Shows começam a ter histeria, a música vai para o topo das paradas, começam a dividir o palco com seus ídolos. O nome que vinha causando confusão é ajustado. De The One Ders para The Wonders. Não demora muito e tudo começa a ruir. O sucesso sobe na cabeça dos rapazes. O grupo vai se afastando, até que, pouco tempo depois, se separam.

Filme narra história de grupo one hit wonder

Contando com bom elenco, o filme conta com um tom cômico. Há várias referências à época. Os estúdios de gravação, as roupas, os cabelos, tudo reproduzido de acordo com a época. Fora as indiretas. A idéia de tentar emplacar One Ders, por exemplo. Um trocadilho claramente inspirado em Beatles (o nome do grupo não é besouro como muitos traduzem. É um trocadilho criado por John Lennon com a palavra beat, de batida musical). No elenco, além de Tom Hanks, tínhamos a presença de Liv Tyler (filha do cantor do Aerosmith, Steven Tyler. Liv e Alicia Silverstone ganharam destaque na época depois de participarem de alguns vídeos musicais dos rapazes como “Cryin´” e “Crazy”).

A faixa “Do That Thing You Do”, escrita para o grupo ficcional, foi composta por Adam Schlesinger, baixista do Fountains of Wayne. A música tornou-se um hit em diversos países, inclusive no Brasil. A história da tela vinha para o mundo real. Afinal, foi a única vez que ouvimos do The Wonders nas rádios... O filme, lançado no Brasil com o nome de O Sonho Não Acabou, é bem bacana e foi prensado em VHS e DVD. Fica a dica...

Nenhum comentário:

Postar um comentário