Por Davi Pascale
Apresentação histórica do
Motorhead chega ao Brasil pelo selo Hellion Records. Disco apresenta banda no
início de carreira, pré-fama, com um som mais cadenciado do que estamos
acostumados, mas honesto como sempre.
Quem é fã de Motorhead já perdeu
as contas de quantas vezes ouviu a frase “We are Motorhead and we play rock n
roll”. Essa frase nunca fez tanto sentido quanto no material em que ouvimos
aqui. Esse registro em Londres, no inicinho de sua trajetória, mostra exatamente
isso. Uma banda com uma pegada mais rock n roll, menos veloz.
Essa não é a primeira vez que
esse registro chega às lojas. Esse álbum foi lançado pela primeira vez em 1983.
Aquela velha história, a banda faz sucesso e os executivos começam a inventar
trocentas modas para ganhar dinheiro em cima do artista. Nem sempre, eles
erram, é verdade. Esse álbum mesmo é um acerto.
Curiosamente, o grupo não fez
essa apresentação com o nome de Motorhead. No dia, por alguma razão qualquer, utilizaram o nome de Iron Fist And
The Hodes From Hell. O show ocorreu em 18 de Fevereiro de 1978 em Roundhouse,
em Londres, e foi organizado pelo cantor Wilko Johnson. Além dos dois, também
rolou um show de The Count Bishops no dia. Tratava-se de um evento beneficente
criado com a intenção de arrecadar dinheiro para ajudar a preservar os
manuscritos do poeta William Woldsworth.
Interessante notar que o som
marcante do baixo de Lemmy Kilmister já estava ali. Aquele som repleto de
distorção já estava marcando presença firme e forte. “Fast” Eddie Clark já debulhava na guitarra. Fazia
uns solos bem legais. Phil “Animal” Taylor já segurava a bronca bem, mas como
uma audição atenta é possível pegar umas atravessadas de tempo. Um exemplo
seria no início de “Keep Us On The Road”, mas nada que tirasse o brilho da
apresentação. Lemmy já trazia seu estilo característico de cantar. Em “The Watcher” a voz não estava
tão legal. A partir de “Iron Horse/Born To Lose” já normaliza. Devia
estar nervoso…
A qualidade de gravação é muito
boa. Nem parece que esse material já tem 40 anos. Entretanto, vale ressaltar
que esse CD não é recomendado para os novatos. Não há nenhum de seus clássicos. Há vários
covers. Alguns registrados em On Parole,
caso de “Leaving Here” (Eddie Holland), outros não, caso de “In Your Witch
Doctor” (John Mayall). E quase sempre de canções não tão populares.
A versão de “Train Kept a Rollin”
(Tiny Bradshaw) ficou bem bacana, bem enérgica, mas sou obrigado a confessar
que ninguém conseguiu superar o Aerosmith nesse som. O Motorhead sempre foi uma banda extremamente
honesta em todos os sentidos. E a gravação segue esse princípio. O som é bem
definido e, quase certeza que, sem overdubs. O show como aconteceu na lata.
Esse ano completa-se 4 décadas
dessa apresentação. Portanto, sua reedição é realmente acertada. Se você é fã
do trio e ainda não possui esse álbum, vale muito a pena pegar esse disco. Esquece e imagem da capa. Realmente,
a capa não é das melhores. E alguns podem imaginar ser um bootleg. Não é! Pegue
e divirta-se.
Nota: 8,0 /
10,0
Faixas:
01) The Watcher
02) Iron Horse / Born To Lose
03) On Parole
04) White Line Fever
05) Keep Us On The Road
06) Leaving Here
07) In Your Witch Doctor
08) The Train Kept a Rollin´
09) City Kids
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