sábado, 5 de novembro de 2016

Gamma Ray – Lust For Live (2016):



ESTOU DE FÉRIAS. POR CONTA DISSO, ATÉ O DIA 15 DE NOVEMBRO, O BLOG RIFF VIRTUAL REPRISARÁ ALGUMAS MATÉRIAS. APÓS ESSA DATA, RETORNAREI COM TEXTO INÉDITO. LET´S ROCK!!!
 
Por Davi Pascale 

Gamma Ray lança show clássico, pela primeira vez, em CD. Material mostra fim da primeira fase e é essencial na coleção daqueles que curtem heavy metal.
Sair de uma banda de sucesso é sempre algo complicado. Logo, começam a surgir várias cobranças. Não apenas para que você mantenha a qualidade do trabalho de sua banda anterior, mas também para que repita o sucesso que tinha, o que nem sempre acontece. E mesmo a questão de manter a qualidade, nesse caso, era algo bem complicado. Afinal, Kai Hansen havia saído do Helloween, logo após o Keeper Of The Seven Keys. Álbum que é considerado um clássico, não apenas da banda, mas de todo o gênero.
Por incrível que pareça, o cara conseguiu se restabelecer. Ao lado do Gamma Ray, criou uma nova leva de seguidores, além de uma discografia longa e consistente. E, sim, conseguiu criar novos clássicos, além de ter ajudado a popularizar mais uma grande voz do heavy metal, Ralf Scheepers, que muitos hoje conhecem como a voz do Primal Fear.
Esse foi o último trabalho com Scheepers. Você deve estar se perguntando, ‘como assim foi o último, se o material é inédito’? A questão é que a primeira vez que esse show é lançado em disco, mas essa apresentação já havia sido lançada em vídeo. Tanto em VHS, quanto em DVD.


 




O material é histórico. Trata-se da turnê do (ótimo) Insanity And Genious. E foi daí que grande parte do setlist foi tirada. Dá até para entender a razão do VHS não ter focado tanto no Heading For Tomorrow. Afinal, já existia um outro VHS da banda, Heading For The East, com o show do LP. Mas poderiam ter incluído, mais algumas faixas do (ótimo) Sigh No More.
De todo modo, a apresentação é destruidora. A banda transpira energia, os músicos estavam tinindo e a performance vocal de Ralf Scheepers é animalesca. O trabalho de voz dele em faixas como “Space Eater” e “Last Before The Storm” é de cair o queixo. Também gostei muito de sua performance no medley do Helloween, mas confesso que gostaria de ter visto trechos um pouco maiores. Quem sentia saudades de Kai Hansen cantando (é ele quem canta em Walls of Jericho), pôde matar as saudades em uma boa performance de “Heal Me”.
Os 3 primeiros LPs do Gamma Ray, nitidamente, são clássicos, mas é nítido que a banda crescia ainda mais nos palcos. A sonoridade ficava ainda mais pesada e agressiva. O show não tem muito papo. A porrada rola solta. Entretanto, não temos aqui 80 minutos de som, conforme prometido na capa do disco. O CD gira em torno de uma hora.
Além de trazer o áudio remasterizado, o álbum traz também duas faixas bônus que não apareciam no vídeo. O medley destruidor de “Dream Healer” e “Heading For Tomorrow”, além da interpretação da música “Gamma Ray”. Essa última, infelizmente, com uma qualidade de som bem inferior às demais.
Gravado em 25 de Setembro de 1993 no Hamburg Docks, Lust for Live revela um momento histórico em uma apresentação explosiva que merece ser conferida por todos os amantes do heavy metal. Ouça no último volume.
Nota: 10,0 / 10,0
Status: Histórico
Faixas:
      01)   Intro
      02)   Tribute To The Past
      03)   No Return
      04)   Space Eater
      05)   Changes
      06)   Insanity and Genious
      07)   Last Before The Storm
      08)   Heal Me
      09)   I Want Out / Future World / Ride The Sky
      10)   Future Madhouse
      11)   Dream Healer / Heading For Tomorrow (Bonus Track)
      12)   Gamma Ray (Bonus Track)

Nenhum comentário:

Postar um comentário