segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Titãs - Nheengatu (2014):

titas3

Publicado originalmente no site Consultoria do Rock
Por Davi Pascale

O grupo paulista Titãs acaba de soltar um novo disco nas lojas. Reduzido agora à um quarteto (Branco Mello, Paulo Miklos, Sérgio Britto e Tony Belloto), trazem de volta algumas características que marcaram sua carreira na década de 80 e devem agradar seus antigos fãs.

Embora seja verdade que tenham iniciado sua carreira como um grupo pop (basta ouvir “Sonifera Ilha” para entender o que estou falando), foi com seu som mais pesado que eles fizeram a cabeça da garotada. Quando lançaram a sua obra-prima Cabeça Dinossauro, a banda atingiu um status que não tinham alcançado até então. Com um LP que era ao mesmo tempo crítico e debochado, pesado e com nuances comerciais, os músicos se tornaram ídolos de boa parte dos rockeiros da época. Toda essa ousadia e criatividade foi por água abaixo com o sucesso do Acústico MTV.

Há quem questione o acústico, eu questiono o pós-acústico. Sério mesmo. Quando fizeram o programa, os defendi com unhas e dentes, mesmo que o resultado final tenha ficado um pouco distante daquilo que eu esperava. Via aquilo como um reconhecimento digno. Afinal, os considerava – e ainda considero – uma das grandes bandas do rock brasileiro. O problema é que após o programa, eles não apenas amoleceram seu som, como modificaram sua postura. Seria ousado se o mercado não estivesse vivendo uma retomada do segmento pop na ocasião. Aquela banda que antes ia contra a maré, agora ia a favor dela. Contudo, nem todos os discos lançados nesse período foram ruins, é verdade. Considero A Melhor Banda de Todos os Tempos e Como Estão Vocês? trabalhos bem bacanas, apesar dos pesares. Imaginava que o único modo de voltarem à ligar o famoso foda-se e entregar um material de inéditas sem pensar no bolso, seria com a indústria tendo alguma crise. Algo que ninguém imaginava que fosse acontecer quando venderam 1.000.000 de cópias com o apoio da MTV, mas que acontece atualmente. Há males que vem para bem. Em Nheengatu os músicos resgatam muitas características que haviam sido deixadas de lado em seus trabalhos mais recentes. O velho Titãs está de volta.
Titãs_-crédito-Marcos-Hermes-e1398812826759
Titãs retornam com álbum pesado e conteúdo crítico
Mas nem só das manifestações vive o disco. Permeiam também o álbum os temas que indignaram todas essas pessoas: a falsa sensação de liberdade, a fome, a corrupção, a falta de segurança… Sim, a critica político-social é marca desse álbum.

“Cadaver Sobre Cadaver” traz talvez uma das letras mais fortes do disco. Composta por Paulo Miklos e Arnaldo Antunes, a faixa deixa nítida a insatisfação com o cenário atual. Fala sobre a dificuldade que é viver em um país com problemas graves na área de saúde e segurança (Quem vive, sobrevive. No meio do tiroteio. No seio da calmaria. Morrem na guerra e na paz. De fome ou de anorexia). “Fala, Renata” retrata sobre a ânsia de se falar mesmo quando não tem algo a dizer. De pessoas que fazem criticas sem fundamento, sem embasamento e que estão mais preocupados em criar tumulto do que em discutir algo. Algo cada vez mais comum nos dias dominados pela internet, onde a velocidade da informação é impressionante, mas a qualidade da informação, muitas vezes, é questionável. (Fala sem parar. Fala sem assunto. Difícil é escutar). A critica é válida tanto para a imprensa (cada vez dando mais importância para assuntos banais e criando diversas sub-celebridades) quanto para o publico que antes mesmo de ouvir a segunda versão da história já está julgando o personagem principal.

Não escapam também dos compositores os assuntos que são a bola da vez: o racismo (quem não comentou, nem que seja pelo Facebook ou em algum bar, sobre o jogador que recolheu a banana do campo e comeu ao ser chamado de macaco?) e a homofobia. Ambos os assuntos são retratados em “Quem São Os Animais?”, faixa de Sergio Britto, que questiona o posicionamento exagerado daqueles que se sentem incomodados com aqueles que possuem um tom de pele diferente ou uma opção sexual diferente da sua.

Há ainda espaço para uma releitura de “Canalha”. Vale lembrar os mais jovens que essa canção não é do Camisa de Venus como tenho lido por aí. O grupo de Marcelo Nova fez uma versão dessa música, mas a faixa é do Walter Franco, um dos principais nomes da música brasileira dos anos 70.
titas-lanca-o-clipe-da-musica-fardado-do-album-nheengatu-1402324639532_956x500
Em seu primeiro álbum como quarteto, banda retoma relevância
Outras velhas características estão de volta. As guitarras voltam a ganhar volume. Os palavrões e a ironia voltam à rondar seu trabalho. Em muitos momentos, os arranjos nos remetem aos seus discos mais pesados: Cabeça Dinossauro, Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas, Tudo Ao Mesmo Tempo Agora e Titanomaquia. Parece que essa turnê que eles realizaram comemorando os 20 anos do Cabeça acabou influenciando o rumos das novas composições. A maior diferença fica por conta de Mario Fabre. Embora seu trabalho de bateria mantenha o espírito da banda, ele é mais contido do que Charles Gavin. Senti falta de algumas viradas em algumas composições. Mas isso pode ser chatice minha, já que sou baterista. Talvez os demais fãs não pensem assim… De todo modo, não resta duvidas de que é um bom musico e combina com o grupo.

A influência da MPB ainda está presente em seu material. “Baião de Dois” é uma que deixa isso presente. Tanto na concepção do seu arranjo quanto nas referências contidas na letra. Fazem parte da letra frases como ‘o mundo é um moinho’ (Cartola) e ‘a vida é um buraco’ (Pixinguinha). Mas tudo bem. Já haviam feito isso em “32 Dentes” com a frase: meu pai um dia me falou para que eu nunca mentisse, mas ele se esqueceu de me dizer a verdade. Frase “roubada” da canção “Traumas” de Roberto Carlos. 

Nheengatu resgata a criatividade e ousadia que os Titãs haviam deixado de lado há muito tempo. Seu melhor trabalho desde Domingo. Se você curtiu a banda nos anos 80 e inicio dos anos 90 pode comprar sem medo. Se alguém tiver medo de comprar no escuro e quiser ouvir antes, os músicos disponibilizaram o CD na integra no seu canal oficial do Youtube. Agora é torcer para que continuem no caminho certo. Para aqueles que curtirem muito o novo disco ou forem muito fãs, vale a pena encomendar o kit limitadíssimo na loja oficial dos Titãs (www.lojatitas.com.br).
combo_premium_masculino_titas_nheengatu_autografado_204_1_20140605142758
Kit limitado em 100 unidades: camiseta, caneca, bottom, 2 adesivos, 1 certificado de autenticidade e o novo CD autografado 


Nota:  8,0 / 10,0
Status: Consistente

Faixas:
01. Fardados
02. Mensageiros da Desgraça
03. Republica dos Bananas
04. Fala, Renata
05. Cadaver Sobre Cadaver
06. Canalha
07. Pedofilia
08. Chegada ao Brasil
09. Eu Me Sinto Bem
10. Flores Pra Ela
11. Não Pode
12. Senhor
13. Baião de Dois
14. Quem São Os Animais

Nenhum comentário:

Postar um comentário