quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Ozzy Osbourne – 30 Anos de The Ultimate Sin:



Por Davi Pascale

Existem alguns discos que ninguém discute qualidade. Caso de clássicos como Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band ou The Number of The Beast. Ozzy Osbourne tem alguns desses discos. Tanto na sua fase Sabbath quanto em sua carreira-solo. Entretanto, existem alguns álbuns que são injustamente massacrados. Esse é um deles.

Foi realmente um espanto, para mim, quando comecei a acompanhar alguns sites de publicações internacionais e reparei que grande parte de seus fãs não curtem os álbuns da fase Jake E Lee. Particularmente, considero seus 4 primeiros álbuns perfeitos. Pois bem, esse é exatamente seu quarto disco.

Em 22 de Fevereiro de 1986, o disco chegava às lojas. O príncipe da escuridão, como é conhecido entre seus admiradores, estava tentando levar uma vida mais controlada. Depois de chegar ao final de 1985 (ano em que se apresentou na primeira edição do Rock in Rio), muito acima do peso e abusando de drogas e álcool, Ozzy estava tentando entrar no eixo. O músico se trancou na clínica Betty Ford Center, localizada na California (Estados Unidos), como uma tentativa de abandonar seus vícios.

Durante esse período, o guitarrista Jake E Lee e o baixista Bob Daisley começaram a compor o material do que viria a ser The Ultimate Sin. Quando Osbourne abandonou a clínica, se deparou com dezenas de canções escritas pela dupla. Dando uma lapidada no material, nasceu seu quarto LP.

Sharon Osbourne já atuava como sua empresária. E, para variar, os músicos enfrentaram vários problemas contratuais com a moça. Jake E Lee bateu o pé e disse que não gravaria enquanto sua situação não fosse acertada. O músico alegava que havia composto uma boa parte de do álbum Bark At The Moon e não havia recebido os devidos créditos. O guitarrista fez questão que seu contrato antigo fosse rasgado e exigiu um novo acordo.

Se Jake, por um lado, conseguia ajustar sua situação, Bob, de outro, não conseguia se sentir confortável nas negociações. Tal situação fez com que o músico fosse afastado da banda. Com isso, veio Phil Soussan, contratado para ser um músico temporário e registrar as linhas de baixo do disco. Mesmo assim, o rapaz conseguiu incluir uma faixa sua no LP, justamente a faixa-título. Aliás, o título foi alterado no ultimo momento por Ozzy. Inicialmente, o disco se chamaria Killer of Giants, outro nome de canção. Soussan durou pouco. Logo, Ozzy chamaria Bob de volta para ajuda-lo a terminar as letras. Parceria que fez com que, pouco tempo depois, o musico fosse chamado de volta ao grupo.

Além de ser o único álbum a contar com Phil Soussan, The Ultimate Sin marcava outra alteração no lineup. A entrada do baterista Randy Castillo no lugar de Tommy Aldridge. Saía um monstro, entrava outro. Realmente, Ozzy sabe escolher músicos.

Mesmo não figurando os favoritos dos fãs, o disco foi um enorme sucesso de vendas, batendo a marca de 2.000.000 de cópias vendidas. Na época, o heavy metal estava em alta e tanto “The Ultimate Sin” quanto “Shot In The Dark” conseguiram destaque nas rádios e na MTV.

Musicalmente, seguia mais ou menos a mesma lógica de seu antecessor. As músicas ganhavam uma vibe mais hard rock, com linhas vocais mais melódicas. A qualidade das músicas era altíssima. Não tem nenhuma faixa que considere tenebrosa, mas a balada “Killer of Giants” e o rock “Fool Like You” são as que menos empolgam quando coloco o LP para tocar. As demais? Perfeitas!
 
Logo, os problemas com o Jake E Lee retornaram. O músico foi se afastando aos poucos da banda. Não comparecendo nas festas pós-show ou nos jantares com os músicos, preferindo ficar trancado no quarto do hotel. E foi assim até que um belo dia, o guitarrista recebeu um telegrama de Sharon Osbourne dizendo que havia sido demitido, sem dar maiores explicações. A saída forçada de Jake abriu as portas para que outro grande nome se juntasse ao madman, o cultuado Zakk Wylde, mas essa fica para a próxima. 


Faixas:
      01)   The Ultimate Sin
      02)   Secret Loser
      03)   Never Know Why
      04)   Thank God For The Bomb
      05)   Never
      06)   Lightning Strikes
      07)   Killer of Giants
      08)   Fool Like You
      09)   Shot In The Dark 

Nenhum comentário:

Postar um comentário