quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Joe Lynn Turner – Undercover 2 (1998):





Por Davi Pascale

Em 1998, Joe Lynn Turner lançava seu segundo álbum de covers. Recheado de clássicos do rock e contando com convidados de peso, álbum merece ser redescoberto.

Joe Lynn Turner se tornou um nome conhecido depois de ter integrado o Rainbow. O rapaz fez parte da fase mais comercial do conjunto e foi o responsável por gravar álbuns como Difficult to Cure, Straight Between The Eyes e Ben out Of Shape. Seu primeiro álbum solo, Rescue You, foi lançado em 1985 e mantinha essa veia mais radiofônica. Quem curte essa pegada, irá se identificar com a versão de “Waiting For a Girl Like You” (Foreigner) e de “The Race Is On”, faixa que aparecia no citado álbum de 85.

Entretanto, esse não é o foco principal aqui. Embora seja conhecido por realizar trabalhos tidos como mais ‘comerciais’, suas influencias principais sempre foram artistas como Led Zeppelin, Free e Jimi Hendrix. E é justamente esse lado que mais aparece por aqui. Esse lado mais hard rock com uma veia blueseira.

Além de regravar uma faixa de seu primeiro trabalho solo, ele também gravou uma musica do Deep Purple (foi ele quem gravou o álbum Slaves & Masters e acompanhou o grupo em sua primeira excursão no Brasil), mas não de sua fase. Optou por uma faixa da fase Coverdale/Hughes. No caso, o clássico “Lady Double Dealer” (Stormbringer). Ficou matadora!

Na maior parte do tempo, o cantor fez versões fieis, mudando uma ou outra característica (como solo de guitarra, virada de bateria, etc) e trazendo um pouco mais de peso. Entretanto, o grande destaque, para mim, ficou por conta da releitura de “Helter Skelter” (The Beatles). Faixa onde foi desmontada quase que inteira. Também soa mais pesada e o trabalho vocal está fantástico.

Aliás, esse é um cara que acho meio que injustiçado. Vira e mexe, vejo gente tirando sarro dele e questionando suas habilidades vocais, mas na verdade, sempre se tratou de um grande cantor. E o músico prova isso aqui. O trabalho vocal dele, nesse álbum, é absurdo.

Absurdo também é o time que reuniu para acompanhá-lo. O time principal é formado pelo guitarrista Tony Bruno (ex-Saraya), o baterista Kenny Kramme (Joe Bonamassa), o tecladista Paul Morris (Ritchie Blackmore´s Rainbow) e o baixista Greg Smith (Alice Cooper, Ted Nugent). Nos convidados especiais, temos nomes como Vernon Reid (Living Colour), Rick Derringer, Leslie West (Mountain) e Al Pitrelli (Alice Cooper, Megadeth).

Undercover 2 é um trabalho divertidíssimo, muito bem feito e merece ser conferido. Seja você um grande fã de Joe Lynn Turner ou não. Momentos de destaque: “Lady Double Dealer”, “Wishing Well”, “Helter Skelter”, “Movin´ On” e “Mississipi Queen”.

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Mortal

Faixas:
      01)   Lady Double Dealer
      02)   Wishing Well
      03)   Helter Skelter
      04)   Rock Bottom
      05)   Waiting For a Girl Like You 
      06)   Movin´ On
      07)   Rock And Roll Hootchie Koo
      08)   The Boys Are Back In Town
      09)   Born To Be Wild
      10)   The Race Is On
      11)   Fool For Your Loving
      12)   Mississipi Queen
      13)   Lost In Hollywood

Nenhum comentário:

Postar um comentário