domingo, 14 de agosto de 2016

Especial Dia dos Pais

 
Por Davi Pascale
Publicado originalmente em 09/08/2015

Hoje, é o Dia dos Pais. Por conta disso, resolvi fazer uma seleção de 10 músicas que os artistas se inspiraram em seu pai para compor. Algumas canções se tornarem grandes hits, outras são músicas obscuras. Entre seus temas temos de tudo que envolve a vida: saudades, mágoas, revolta, admiração, agradecimento. Trago aqui uma rápida explicação sobre a letra e o vídeo da canção para que possam conferi-la. Confira! 
 
Pearl Jam – Alive 
 
Nesse clássico do grunge, Eddie Vedder escreve sobre um garoto que descobre que seu pai não é seu pai biológico e que seu verdadeiro pai está morto. Por muitos anos acreditou-se que a letra era ficcional. Entretanto, o cantor já a declarou como autobiográfica. 
 

Bruce Springsteen – My Fathers House
 
The Boss sempre teve uma relação difícil com seu pai. Aqui, escreve sobre os conflitos que teve com seu pai na juventude. Springsteen era um garoto rebelde e seu pai tinha uma postura severa. Entretanto, fala em tom de superação, de deixar os tempos ruins para trás. 


Green Day – Wake Me Up When September Ends
A música se tornou um dos maiores sucessos do grupo e talvez, um dos maiores sucessos da cena roqueira mais atual. Muito provavelmente, muitos americanos viram na canção uma válvula de escape para parentes e conhecidos que perderam no atentado de 11 de Setembro. A canção, entretanto, teve outra inspiração. Billy Joe Armstrong escreveu a letra como uma homenagem ao seu pai que morreu de câncer quando ele tinha 10 anos. A letra era para ser como uma terapia para o rapaz.

 
 
Eric Clapton – My Fathers Eyes

A ideia dessa letra é bonita, mas é triste. O icônico guitarrista perdeu um filho de 4 anos que caiu do 53º andar de um prédio no início dos anos 90. Abalado, acabou escrevendo 4 canções inspirado no garoto. Nessa canção lançada no álbum Pilgrim, o garoto serve como referência para outro triste momento na vida do músico. Aqui, escreve sobre seu pai que nunca conheceu. Clapton dizia que olhar nos olhos de seu filho era a experiência mais próxima que tinha dessa relação. Esse é o conceito da música.
 
 
Black Stone Cherry – Things My Father Said
 
Essa é um pouco mais light. Lançada no álbum Folklore and Superstition, o cantor Chris Robertson agradece à seu pai por todos conselhos, tudo que aprendeu com ele e sobre como isso lhe tornou uma pessoa melhor. 

 
Madonna – Oh Father

A rainha do pop nunca escondeu de ninguém sobre o quão severo foi seu pai em sua criação, assim como sua madrasta (a mãe biológica da Madonna morreu quando ela ainda era criança). A letra embora tenha um ar de superação, deixava claro que existia uma certa mágoa ali. 
 
 
Jane´s Addiction – Had a Dad
A idéia é parecida com a canção do Pearl Jam. A letra fala sobre como Eric Avery, baixista do grupo, se sentiu quando descobriu que aquela pessoa que havia criado ele não era seu pai biológico. O cantor Perry Farrel ajudou a escrever a letra.
 
 
Queen – Father to Son
Lançada originalmente no álbum Queen II, a letra foi baseada na perspectiva de um pai que tenta passar algumas “lições” para o filho, mesmo sabendo que não está tendo atenção do mesmo.
 
 
U2 – Sometimes You Can´t Make It On Your Own
Quando os irlandeses do U2 entraram no estúdio para gravar All That You Can´t Leave Behind, Bono Vox já sabia que seu pai tinha pouco tempo de vida. Resolveu, então, escrever essa canção em sua homenagem. A letra é escrita no formato de uma carta. Contudo, a música não ficou pronta à tempo e só foi lançada no álbum seguinte How to Dismantle An Atomic Bomb, quando seu pai já havia falecido, mais uma vítima do câncer.
 
 
Ugly Kid Joe – Cats In The Cradle
Essa canção foi escrita originalmente pelo cantor folk Harry Chapin. A letra fala sobre acontecimentos importantes na vida de um ser humano, que muitas vezes demoramos demais para aprender. A ideia nasceu porque o rapaz lamentava não estar por perto quando seu filho Josh nasceu. Servia como uma reflexão da importância entre família e carreira. Essa música voltou a fazer um enorme sucesso nos anos 90 com a regravação do Ugly Kid Joe e é essa versão que trazemos aqui.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário