sexta-feira, 24 de junho de 2016

The Bangles – Ladies And Gentlemen… The Bangles (2014):



Por Davi Pascale

Coletânea de raridades dos Bangles traz o grupo em uma roupagem bem diferente da que estamos acostumados e surpreende pela qualidade das músicas e das gravações.

Quem viveu os anos 80, certamente se lembra de vários grupos pop femininos que lideraram as paradas de sucesso da época. Os mais lembrados são, provavelmente, o Bananarama e os Bangles. Sempre gostei do grupo liderado pelas irmãs Peterson. É comum elas serem lembradas nessas paradas One Hit Wonder, mas sendo justo elas tiveram mais alguns sucessos além de “Walk Like An Egyptian”. Faixas como “Eternal Flame” e “Manic Monday” (escrita por Prince e assinada pelo pseudônimo Christopher) também tocaram bastante nas rádios.

Hoje, elas são lembradas pelo seu som pop, suas power ballads e seus cabelos volumosos, mas antes de terem seus quinze minutos de fama (duraram apenas 3 LP´s), elas tiveram seu momento de rock n roll. Curiosamente, depois que Michael Steele (uma das baixistas do Runaways) se uniu ao conjunto foi quando começaram a ficar mais comerciais. De todo modo, esse álbum foca no período inicial.

Ladies And Gentlemen... resgata as primeiras gravações das garotas. Desde quando ainda atendiam pelo nome de The Bangs. Nessas gravações temos de tudo. Músicas lançadas previamente em compactos, o primeiro EP do grupo, além de faixas nunca lançadas antes. As famosas demos e faixas ao vivo. É o material mais completo que existe desse período.

O primeiro fator que chama a atenção é a qualidade de som. Algumas dessas faixas, os fãs mais doentes e colecionadores, já conheciam através de bootlegs ou arquivos de internet, mas nunca com o som tão límpido. Nunca com um estéreo tão bacana. Outro fator é que nos salta aos olhos é como elas mudaram de som depois que assinaram com uma grande gravadora.

“Bitchen Summer / Speedway” abre o disco no formato de um surf rock instrumental. Já algo bem distinto das garotas. Sim, elas tinham uma influencias 60´s no trabalho delas. Mas era um lado mais Beatles ou até mesmo Sonny & Cher e mesmo assim, era bem mais de leve. De todo modo, não se tratada de um álbum surf rock. O que temos aqui é um garage rock cruzado com uma sonoridade bubblegum.

A influência de anos 60 é ainda mais alta. Se tocar para alguém sem demonstrar a capa, a pessoa imaginará ser alguma banda desse período que não atingiu estrelato. O trabalho vocal trabalha conta com toda aquela harmonia vocal que grupos como Beach Boys e Beatles trabalhavam, o lado surf volta a aparecer no trabalho de guitarra de “Want You”. O som, de um modo geral, tinha mais guitarra, bateria mais trabalhada, sem teclados ou sintetizadores, o som tinha uma certa sujeira.

O lado garage rock surge com tudo em “Getting Out of Hand”, “I´m In Line” e ‘How Is The air Up There?”. As releituras de “Outside Chance” (The Turtles) e de “Steppin´ Out” (Paul Reveire & the Raiders) só reforçam a ideia de quererem soar como uma banda sixties, ainda que as gravações tenham ocorrido entre 1981 e 1984.

As faixas ao vivo já contavam com a presença de Michael Steele, mas ainda contavam com uma sonoridade bem visceral. Até mais do que as faixas em estúdio. A faixa “7&7 Is” do psicodélico Love soa quase punk. Trabalho bem interessante que merece uma chance até mesmo se você não for um admirador da fase pop das garotas.

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Curioso

Faixas:
      01)   Bitchen Summer / Speedway
      02)   Getting Out of Hand
      03)   Call On Me
      04)   The Real World
      05)   I´m In Line
      06)   Want You
      07)   Mary Street
      08)   How Is The Air Up There?
      09)   Outside Chance (Demo Version)
      10)   Steppin´ Out (Demo Version)
      11)   The Real World (Demo Version)
      12)   Call On Me (Demo Version)
      13)   Tell Me (Live)
      14)   7 & 7 Is (Live)
      15)   No Mag Commercial
      16)   The Rock and Roll Alternative Program Theme Song

Nenhum comentário:

Postar um comentário