quinta-feira, 21 de abril de 2016

Ultraje a Rigor – Por Quê Ultraje a Rigor, Vol2 ?



Por Davi Pascale

A galera do Ultraje a Rigor lançou recentemente um novo álbum. Estava esperando ter a oportunidade de ter o disco físico em mãos para fazer a resenha, mas até agora não consegui encontrar. Se alguém souber onde encontro o álbum, me diga, porque gostaria de ter o CD original.

Por Quê Ultraje a Rigor, Vol 2? foi lançado em 2015, exatos 25 anos após a primeira parte. No primeiro volume, os músicos resolveram reviver músicas de seus ídolos, músicas que tocavam com o grupo antes de gravarem o (clássico) Nós Vamos Invadir Sua Praia e se tornar uma banda de sucesso Brasil afora. Mantiveram a alegria do conjunto e o ar de deboche, várias letras foram alteradas para o projeto. A continuação traz um outro espírito. Somente músicas instrumentais dessa vez.

Existe uma outra diferença entre os dois discos. Quando lançaram o Vol 1, os músicos atravessavam uma fase complicada de relacionamento entre eles. Tanto que a banda passou por uma mudança de lineup logo em seguida e o LP trazia a participação especial de outros músicos. Entre eles, os irmãos Andria e Ivan Busic (Taffo, Dr. Sin). O LP também era uma colcha de retalhos. Misturavam sobras de estúdio com músicas gravadas para o projeto. Hoje, a realidade é outra. A formação está estabilizada, os músicos estão de bem com a vida e todas as gravações foram realizadas especialmente para o disco.

Esse ar de alegria transparece nas gravações. Embora não tenha a irreverência esperta de Roger Moreira, o álbum é bem para cima. Quem acompanha o programa do humorista Danilo Gentili já está acostumado à assistir o grupo fazendo vinhetas instrumentais. Aqui, as músicas estão completas. Deixam explicito, mais uma vez, a influência da surf music em seu trabalho. Se já era perceptível nos arranjos de Os Invisiveis e até mesmo em alguns momentos de seu debut, aqui a admiração é escancarada. Os rapazes revivem grupos como The Chantays, The Challengers e The Surfaris.

Ultraje lança álbum instrumental

Não faltam aqui também músicas que foram trilhas de filmes/séries e canções de músicos que foram influências para a galera do surf rock, como Link Wray e Duane Eddy. O material é super bem gravado e a banda está redonda. Nesse tipo de som, quase sempre o que mais se destaca é o trabalho de guitarra, mas vale também destacar a (ótima) performance de Bacalhau.

Dentre as músicas gravadas aqui, minhas preferidas são “Love Pipe”, “O Milionário” (canção que fez muito sucesso no Brasil com Os Incríveis), “Walk Don´t Run”, “Penetration” e a lindíssima “Sleepwalk” (muito lembrada entre os brasileiros por sua aparição no filme La Bamba). 

Por Que Ultraje Vol 2 é um disco bem bacana, para cima, disco bem agradável de escutar. Agora, fico na torcida para que os músicos coloquem esse material nas lojas (se é que já não colocaram e não estou sabendo) e que gravem em breve um CD de inéditas. O rock bem humorado do Ultraje está fazendo falta na cena.

Nota: 7,5 / 10,0
Status: Alegre

Faixas:
      01)   Nitro
      02)   Rawhide
      03)   Arnold Layne
      04)   Love Pipe
      05)   O Milionário (The Millionaire)
      06)   La Cumparsita
      07)   Walk Don´t Run
      08)   Sleep Walk
      09)   Run Chicken Run
      10)   Green Hornet
      11)   Penetration
      12)   Rise and Fall of Flingel Bunt
      13)   March Funebre (Chopin´s Funeral March)
      14)   Rebel Rouser
      15)   Perfidia
      16)   Mae
      17)   Caravan
      18)   Pipeline
      19)   The Man From U.N.C.L.E. Theme 
      20)   Tema de Abertura do The Noite

3 comentários: