sábado, 31 de março de 2018

The Doors – Live At The Isle Of Wight Festival 1970 (2017):




Por Davi Pascale

Apresentação histórica do The Doors chega ao Brasil. Show apresenta Jim Morrison concentrado, sem muita empolgação, enquanto a banda demonstrava enorme entrosamento. Esse foi um dos últimos shows dos rapazes.

Os fãs de The Doors podem comemorar. Durante todos esses anos, poucos vídeos foram lançados e o único show na integra até então era o histórico – e emocionante – Hollywood Bowl. Depois, foram lançados vídeos bem bacanas mesclando performances de TV, clipes, entrevistas, mas os fãs continuavam na expectativa de assistir mais algum show dos rapazes da fase Morrison. Bem, agora podem.

É impossível não notar o contraste. A apresentação no Hollywood Bowl demonstrava lizard king magro, cheio de atitude, como quem acreditasse que seria capaz de mudar o mundo. A apresentação que chega agora traz o músico gordo, barbudo, totalmente concentrado, mas um tanto desanimado. Nenhuma provocação com o público, nenhum movimento incomum. Seguiu o script à risca. E, em se tratando de Morrison, isso era raro.

A razão é que o cantor estava para ser julgado e corria sério risco de prisão. A acusação era de que o rapaz teria exposto seu pênis durante um show do conjunto. Algo que nunca foi comprovado e sempre foi negado pelo cantor e por seus companheiros de banda. No documentário presente no extra (This is The End), uma imagem de arquivo do já falecido tecladista Ray Manzarek traz o musico explicando que pediu para que o roadie dele invadisse o palco e agarrasse Jim para que não cometesse tal loucura.



A qualidade de gravação é boa para os padrões em que foram gravados. Essas imagens são de 1970 e os músicos estavam se apresentando às 2 horas da manhã com uma baixa iluminação de palco. Mesmo assim, vale o achado por seu valor histórico. Além de ser o segundo vídeo ao vivo dos rapazes (com a formação clássica), esse é um dos últimos shows do The Doors com Jim. Após essa apresentação rolaram apenas mais 2 apresentações.

Curiosamente, o repertório não traz muitas músicas de Morrison Hotel e nem de The Soft Parade (esse, acho que não teve nenhuma). A base do set foi o debut de 1967 (sim, eles mudaram tanto assim em pouco mais de 3 anos...)

Não colocaria essa apresentação como uma de suas melhores. Tenho vários CD´s ao vivo dos rapazes (alguns, bootlegs, inclusive) e conheço performances muito mais inspiradas do que essa. O clima de tensão no palco era facilmente percebido. Entretanto, como todos eram grandes músicos, conseguiram deixar o show interessante. Sem contar que é sempre mágico ver Jim em ação. Algo, aliás, deve ser comentado. Apesar de estar meio decepcionado com tudo o que estava acontecendo, Morrison não avacalhou o show. Pelo contrário, cantou incrivelmente bem no dia.

Esse também foi o último show que os músicos filmaram. Portanto, por essas e por outras, diria que mesmo que seu líder não estivesse saltitante, esse é um filme obrigatório na coleção dos fãs da banda e dos amantes do rock clássico. Que venham mais lançamentos como esse por aí. Está cheio de show histórico perdido nos arquivos. Já passou da hora de resgatarem essas pérolas.

Nota: 10,0 / 10,0

Faixas:
     01)   Roadhouse Blues
     02)   Introduction
     03)   Back Door Man
     04)   Break On Through (To The Other Side)
     05)   When The Music´s Over
     06)   Ship Of Fools
     07)   Light My Fire
     08)   The End (Medley: Across The Sea / Away In India / Crossroads Blues / Wake Up)
Bonus Feature: “This Is The End” featurette

Nenhum comentário:

Postar um comentário