sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Uma banda de metal pode se "vender"?

Por Rafael Menegueti


Essa semana os suíços do Eluveitie acenderam uma enorme discussão entre fãs do metal, a respeito de algo que sempre divide as opiniões. Tudo por conta dessa foto ai em cima. A discussão: Uma banda de metal patrocinada por uma grande empresa, se torna comercial, ou vendida, como alguns gostam de dizer?

Assim que a foto foi postada, muitos fãs opinaram a respeito da questão. A discussão tomou conta das postagens do grupo no Facebook, junto com o press-release que a banda soltou sobre a parceria com a Honda. Muitos consideraram a atitude estranha para uma banda de folk metal, cujas musicas costumam falar sobre o passado e os costumes tradicionais do seu povo. E logo começou algo que eu considero o pior defeito dos fãs do metal: O exagero na exigência de uma atitude "true".

Vamos por partes. Todos sabemos que nos dias de hoje, apenas os shows e a venda de discos não servem pra manter uma banda financeiramente, principalmente quando ela não está em uma grande gravadora. Muitos músicos de inúmeras bandas acabam até dividindo suas atividades como nesse meio com trabalhos normais, a fim de terem uma boa fonte de renda. Algumas bandas inclusive precisam que seus músicos trabalhem com outras atividades para poder se manter financeiramente. Portanto, é obvio que um patrocínio é algo bem vindo, e serve para permitir que as bandas sigam em atividade.

Os patrocínios e publicidades permitem que os músicos tenham conforto para sair em turnês mais extensas, lançar discos e melhorar seus equipamentos. Tudo isso com o objetivo de continuar satisfazendo seus fãs. Afinal, hoje em dia, quem toca metal, faz isso porque ama a música, do contrario iria tocar outro estilo que desse dinheiro. Uma banda que consegue um bom patrocínio, ou um contrato publicitário, logo terá a possibilidade de ampliar seus horizontes, e fazer mais turnês, lançar mais trabalhos e satisfazer mais seus fãs.

O que eu não consigo entender é porque alguns fãs de metal enxergam uma atitude dessa como "se vender". Eles não tem contas pra pagar também? ou será que eles se julgam tão auto-suficientes a ponto de achar que não precisariam de dinheiro se fosse integrante de uma banda, que apenas o seu amor pela música bastaria? Já se foi o tempo em que as bandas podiam se dar ao luxo de escolher não fazer publicidade. Hoje em dia elas tem que batalhar o dia a dia se quiserem continuar na estrada.

O Eluveitie é uma das bandas mais originais e fiéis ao seu propósito desde o inicio da banda. Com o tempo, o grupo só conseguiu crescer mundialmente, e isso obviamente trouxe inúmeros frutos para a banda. Mas sempre existem os fãs chatos, que exigem que a banda seja exatamente a mesma o tempo todo, apenas porque eles não gostam de mudanças. Mal sabem eles que, esse estilo de vida que eles querem impor aos seus ídolos, na pratica poderia fazer com que eles não conseguissem sobreviver por muito tempo no cenário. Eles não seriam capazes de lançar discos com a qualidade que lançam, fazer turnês que passassem pela cidade onde eles moram, seria tudo diferente.

Por isso eu considero uma enorme burrada avaliar uma banda por questões como essas. Cada vez menos essa ideia de "banda comercial", ou "vendida", faz sentido pra mim. O que existe são bandas que buscam cada vez mais ampliar seus horizontes e continuar com seu trabalho. Por isso parem de se preocupar com isso e continuem apreciando a música, que foi o que fez você se interessar pela banda em primeiro lugar. Enquanto ela continuar boa, não há de que reclamar.