sexta-feira, 14 de abril de 2017

Joan Jett – The First Sessions (2015):



Por Davi Pascale

Gravações históricas da ex-Runaways chegam às lojas em edição limitadíssima. Quem encontrar o LP por aí, não marque bobeira.

A prensagem em vinil é de 2015. Uma edição limitadíssima, com vinil preto e branco, pela Record Store Day. As gravações, contudo, datam de 1979. Ou seja, logo após o término das Runaways.

O talento de Joan Jett é inquestionável e sua discografia é interessantíssima, mas devo advertir que esse material é extremamente cru. Afinal, é uma demo raríssima de Joan. Para ser ainda mais preciso. É sua primeira demo pós-Runaways. E, sim, pré-The Blackhearts. Na verdade, é pré-Bad Reputation. O material demonstrava que Joan já sabia onde queria chegar, mas ainda demonstrava fragilidade no trabalho vocal.

Suas principais características já davam as caras por aqui, mas é notável a grande influencia de Kenny Laguna e Ritchie Cordell na criação do material. Dois hitmakers da era bubblegum. O que você ouve aqui é praticamente o mesmo que você ouve nos seus trabalhos seguintes. Ou seja, o cruzamento do punk rock justamente com essa levada mais bubblegum. Guitarra falando alto, bateria reta e diversas referências de anos 50, 60 e 70 nos arranjos.

CAPA DO RARO CD
O repertório tinha grandes momentos. “You Don´t Know What You´ve Got” é tão forte quanto “I Hate Myself For Loving You” ou “Victim of Circumstance”. “I Want You” (não, não é a do Kiss) e “I´ll Never Get Away” também são momentos dignos de destaque, trazendo a cantora com sua pegada mais direta, mais punk rock. “You Can´t Get Me”, em sua versão elétrica, traz a linha de baixo do clássico “Louie, Louie” em determinado momento. Um grande hit do The Kingsmen que Joan viria regravar mais tarde. Curioso...

Interessante notar que, nessa época, ainda era uma cantora em formação. Para quem não se recorda, os primeiros álbuns das Runaways (Runaways, Queens of Noise e Live In Japan) tiveram os vocais de Cherry Currie. Joan assumiu os vocais a partir de Waiting For The Night. E mesmo assim, não era a única voz da banda. Naquela época, Lita Ford dividia os vocais com ela. A versão acústica de “You Can´t Get Me” mostra a fragilidade da artista, que soava um tanto insegura.

O disco é essencial na coleção dos fãs. Em 1995, a própria cantora havia feito uma prensagem em CD com o título de 1979, através de seu selo Blackheart Records. A tiragem foi limitadíssima e hoje não se encontra por menos de 200 dólares. Portanto quem colocar a mão no LP, também em tiragem limitada, compre correndo porque deve seguir o mesmo rumo. Resumindo o LP em duas palavras: histórico e essencial.

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Histórico

Faixas:
      01)   You Don´t Know What You´ve Got
      02)   I Want You
      03)   You Can´t Get Me (Acoustic)
      04)   I´ll Never Get Away
      05)   We´re All Crazy Now
      06)   What Can I Do For You 
      07)   You Can´t Get Me (Electric)