quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Beavis And Butt-Head – The Beavis And Butt-Head Experience (1993):



Por Davi Pascale

Dia das crianças. Sempre trago nessa data alguma dica de algo que case os dois universos para não deixar a data passar batida. Afinal, comecei a me ligar em rock ainda criança. E ainda existem muitos garotos como eu por aí. Hoje, optei pela trilha de um desenho que nos dias de hoje, talvez, muitos não encarem como um produto infantil, mas que na época, muitas crianças consumiram. Os dois malucos do Beavis And Butt-Head.

Beavis And Butt-Head foi um desenho criado pelo Mike Judge (o mesmo do também bem sucedido Rei do Pedaço). Quando essa série fez sucesso no Brasil, a realidade que vivíamos era outra. Não existia essa história de politicamente correto. Tanto que o humor daqui era justamente o humor negro. As piadas eram repletas de palavrões, duplo sentido, conteúdo sexual. A trilha sonora do programa era o rock n roll e o rap. E essa é a direção musical do disco.

The Beavis And Butt-Head Experience teve o nome inspirado na banda de Jimi Hendrix, a Jimi Hendrix Experience. O álbum foi criado devido ao grande sucesso do desenho animado que batia recorde de audiência e transformou os dois jovens rebeldes em um grande produto. Camisetas, bonecos, bonés, começaram a ser comercializados. O CD era inevitável.

A ideia da trilha era como se você estivesse ouvindo um episódio da série. Ou seja, as músicas são intercaladas com comentários dos dois personagens. Os comentários obviamente mantêm o espírito do programa. Ou seja, são totalmente escrachados. O bacana é que alguns artistas entraram no espírito e gravaram algumas falas com os personagens. Caso do Anthrax e do Run D-MC. E teve uma outra artista que gravou em dueto com a dupla. Caso da cantora Cher, que regravou o sucesso “I Got You Babe”, dos tempos de Sonny & Cher junto com os personagens da animação. E o mais louco de tudo é que a versão originou um clipe e foi parar nas rádios e entrou na programação musical da emissora.

Quando esse álbum foi lançado, em 3 de Novembro de 1993, todas essas músicas eram inéditas. O que fez com que o álbum também tivesse uma boa receptividade. Entretanto, com o decorrer dos anos, alguns artistas acabaram incluindo essas faixas em coletâneas póstumas. Caso do Aerosmith, do Megadeth, do Nirvana e do Red Hot Chili Peppers. Canções que estão entre os grandes destaques do álbum. Outros ótimos momentos ficam por conta do Jackyl, do White Zombie e do divertido dueto de Cher junto com os garotos.

A cantora não foi a única a emprestar sua voz para o álbum. O CD traz uma faixa escondida, prática comum na época, com uma segunda versão do rap “Come To Butt-Head”, dessa vez com a participação do rapper Positive K. Mas essa faixa acabou não sendo muito comentada.

Ouvir essa trilha hoje é um modo de resgatarmos um pouco de nossa infância, além de ouvirmos boa música. Pode reparar que entre os convidados, não há nenhum de qualidade questionável. Todos são artistas respeitados dentro da cena da qual fazem parte. Sendo assim, aperte o play e vamos voltar um pouco no tempo e resgatar um pouco de nossa infância. Rock on!  

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Divertido

Faixas:
      01)   Nirvana – I Hate Myself And Want To Die
      02)   Anthrax – Looking Down The Barrel Of a Gun
      03)   Beavis And Butt-Head – Come to Butt Head
      04)   Megadeth – 99 Ways To Die
      05)   Run DMC – Bounce
      06)   Aerosmith – Deuces Are Wild
      07)   White Zombie – I Am Hell
      08)   Primus – Poetry and Prose
      09)   Sir Mix-a-Lot – Monsta Mack
      10)   Red Hot Chili Peppers – Search And Destroy
      11)   Jackyl – Mental Masturbation
      12)   Cher With Beavis And Butt-Head – I Got You Babe
      13) Beavis and Butt-Head - Come To Butt-Head feat. Positive K (faixa escondida)