sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Kid Abelha: 30 Anos Multishow Ao Vivo DVD (2012)



Por Davi Pascale

Kid Abelha em um blog de rock? Pois é... Há quem diga que o trabalho que o grupo de Paula Toller executa é nada mais do que simplesmente pop. Até no extra do DVD há quem dê a entender essa afirmação. Eu, enquanto ouvinte e fã, diria que essa frase é um pouco simplista demais. Consigo perceber grandes influências de Beatles e Jovem Guarda, por exemplo, em vários momentos da carreira deles. E muitos dos meus amigos roqueiros compartilham da minha opinião de que esse grupo é uma das melhores coisas do cenário mainstream brasileiro. Então... Por que não?

Sem contar que esse conceito de pop é totalmente discutível. Hoje, ele é vendido como um rótulo de um segmento musical. No entanto, sou muito mais fã da teoria de que a ideologia pop está relacionada ao sucesso, ao tamanho de seu público. Analisando a partir deste ângulo, U2 é pop, Eric Clapton é pop, Iron Maiden é pop e Kid Abelha, é claro, é pop.

O grupo realmente merece respeito. Durante 30 anos foram massacrados pela crítica musical. Sofreram preconceito de público (podemos citar como exemplo o tratamento que os músicos receberam das pessoas presentes na edição do primeiro Rock In Rio) e até de colegas de profissão (como o comentário infame do músico Ed Motta em Maio de 2011). Paula Toller sempre foi muito lembrada por sua beleza (que continua intacta), mas quase nunca mencionada por sua habilidade enquanto compositora e letrista. Ela e o multi-instrumentista George Israel têm sido os principais responsáveis pelas composições desde a saída do músico Leoni em 1986. George foi mais além e conseguiu emplacar canções suas nas vozes de outros artistas. Entre eles; Cazuza, Frejat, Ney Matogrosso e Moska. Mesmo com todo o preconceito, seguiram adiante, conquistaram um grande público e lotam shows sempre que se reúnem. Pode acreditar... Parece fácil, mas não é.

Das 21 músicas apresentadas, 18 são hits. E o mais legal de tudo, grandes sucessos que estavam esquecidos nas últimas turnês retornaram ao repertório como “Educação Sentimental”, “Todo o Meu Ouro” e “Em Noventa e Dois”.


Grupo entrega show profissional e nostálgico

Os músicos de apoio são ótimos. Destaque para o baterista Adal Fonseca (ex-Engenheiros do Hawaii) que substituiu com competência o excelente Kadu Menezes. Bruno e George sempre foram músicos acima da média (embora poucos sejam capazes de perceberem isso). Paula sempre dividiu opinião. Eu, particularmente, fiquei muito satisfeito com sua performance. Marcelinho da Lua e Ivo Meirelles são as participações especiais. Mas, calma, elas não comprometem o espetáculo.

Paula Toller, George Israel e Bruno Fortunato continuam com sua postura de sempre. Apresentam-se alegres, com uma postura descontraída, como se estivesse participando de um ensaio ou tocando em algum baile de formatura. O espetáculo conta com uma ótima produção de palco. Simples, porém bonito e impactante. O show é dividido em 3 atos: canções pop/rock, baladas e músicas mais festivas. Algumas faixas sofreram alterações no arranjo. Entre estas, destaca-se a citação de “Louras Geladas” (RPM) dentro da balada “Garotos”, dando um ar meio sacana à canção. O concerto é extremamente profissional e deve calar a boca de muitos que os criticam gratuitamente por aí... Minha queixa fica por conta do documentário no extra. O filme é muito curto e apenas uma parte de sua trajetória é explicada. E, mesmo assim, alguns temas são passados meio que por cima como o incidente do Rock In Rio e a saída de Leoni.

As músicas do Kid Abelha já estão em nosso inconsciente. Mesmo aquela faixa que você não ouve há anos, você automaticamente começa a se lembrar da letra logo que começa a ser executada. Poucos artistas conseguiram isso. E acredito que pouquíssimos irão surgir em um futuro próximo com esse talento. Pena que o retorno tenha durado tão pouco. Espero que voltem à ativa em breve com material inédito. O cenário pop/rock brasileiro anda muito pobre. O grupo faz falta...

Nota: 09/10
Status: Nostálgico

Faixas:
No Seu Lugar
Nada Tanto Assim
Educação Sentimental II
Por Que Eu Não Desisto de Você?
Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda
Dizer Não é Dizer Sim
Todo Meu Ouro
Amanhã é 23
Em Noventa e Dois
Garotos
Grand Hotel
Nada Sei
Seu Espião
Tudo de Nós
Lágrimas e Chuva
Eu Tive Um Sonho
Alice (Não Me Escreva Aquela Carta de Amor)
Fixação
Te Amo Pra Sempre
Caso de Verão
Como Eu Quero
Pintura Íntima

Extra:
Documentário