sexta-feira, 13 de março de 2015

Daniel Johns – Aerial Love EP (2015)

Por Rafael Menegueti

Daniel Johns - Aerial Love EP
Vou começar essa resenha sendo bem direto: se você é um fã do Silverchair, das guitarras e das canções fortes e empolgantes, é bem provável que o primeiro registro solo de Daniel Johns não vá te agradar. Depois de um bom tempo longe dos holofotes, exceto por uma trilha sonora aqui ou uma colaboração ali, o (ex?) vocalista do Silverchair lança “Aerial Love”, um EP com quatro faixas que nem de perto lembram o rock que fez da banda australiana um sucesso mundial.

Daniel é o tipo de músico que gosta de deixar claro que faz música para satisfazer a si mesmo e suas ambições musicais, e não aos outros. Em “Aerial Love”, portanto, sua intenção foi mostrar uma faceta moderna de sua criatividade. Um estilo alternativo, que une elementos de R&B, pop e eletrônico. O mais próximo que esse trabalho chega de qualquer coisa que ele já tenha lançado antes talvez seja o grupo Dissociatives, de 2004, mas mesmo assim a distancia ainda é considerável.

Se para um fã dos trabalhos de Johns com suas bandas antigas o EP pode soar decepcionante pela mudança de estilo, o mesmo talvez não se aplique ao trabalho musicalmente como um todo. Analisando as composições do músico australiano por um outro ângulo, sem o olhar de fã de Silverchair que eu sou, “Aerial Love” tem elementos modernos e interessantes, que podem fazer do EP um novo e promissor rumo na carreira musical de Johns.

Esse é o primeiro trabalho solo nos mais de 20 anos de carreira de Daniel Johns
O uso de piano, sintetizadores e batidas leves torna as músicas agradáveis e fáceis de ouvir. A voz de Daniel é suave, e o cantor abusa de falsetes e notas altas, mas sem um esforço muito maior ou complexidade. Aliado a essa musicalidade simples, o que acompanhamos são canções lentas e até cativantes, mas sem algo de muito inovador. Nenhuma das músicas é exatamente marcante, inesquecível, mas são boas dentro do estilo e ideia que se propõem. A faixa-título, música que havia sido lançada no final de janeiro, é apresentada como principal do EP. Honestamente, gostei mais de “Last Night Drive”, bem mais cativante e próxima de um rock leve. “Preach” é mais arrastada, e tem nos vocais de Johns seu principal elemento. “Surrender” me pareceu a mais fraquinha, com um refrão um tanto pegajoso.

Daniel conseguiu fazer de seu primeiro trabalho solo uma boa demonstração de seu talento, de sua habilidade como cantor e de sua criatividade. O EP prova de uma vez por todas que seu compromisso é com a arte que ele quer fazer, e não com a que se espera dele. Só poderia ter sido mais empolgante, mais agitado. É um tanto frustrante pensar que o resultado de tanto tempo de espera de seus fãs tenha sido músicas lentas e simples. Ele poderia ter feito mais, pois ele sabe fazer mais. Espero que ele tenha guardado o melhor para o seu primeiro álbum completo, a ser lançado no segundo semestre. Mais agitação e um pouco mais de empolgação, dai poderemos ter certeza de que acompanhar Daniel Johns em carreira solo valerá mesmo a pena.


Nota: 5,5/10
Status: ousado, mas insosso.

Faixas:
1. Preach
2. Aerial Love
3. Surrender
4. Last Night Drive