sexta-feira, 11 de julho de 2014

Anna Murphy - Cellar Darling (2013)

Por Rafael Menegueti

Anna Murphy - Cellar Darling
No ano passado, a jovem cantora Anna Murphy lançou seu primeiro disco solo, “Cellar Darling”. Se você não conhece a moça, ela faz parte do Eluveitie, banda suíça de folk/death metal, uma das melhores do gênero. No grupo, Anna faz os vocais femininos alem de tocar a viola de roda, instrumento tradicional da cultura européia.

A suiça Anna Murphy lança seu primeiro trabalho solo
Quando Anna decidiu lançar-se em carreira solo, paralela ao seu trabalho no grupo de metal, poderíamos imaginar que ela faria um disco onde pudesse mostrar toda a energia e ferocidade que o Eluveitie demonstra em sua música. Ou então algo mais próximo das influencias tradicionais de música celta e helvética do grupo. Mas ao invés disso, Anna optou por fazer algo bem diferente e original. Em “Cellar Darling” ela se mostra uma ótima cantora fazendo um rock alternativo com fortes influencias indie e pop.

Talvez fosse muito fácil simplesmente tornar sua carreira solo uma extensão do Eluveitie, por isso ela quis ir para um lado tão diferente. Deixo claro aqui que, se você é fã do grupo suíço e espera algo como aquilo, ou pelos menos metal, esqueça. Anna Murphy quis fazer música simples e divertida nesse disco.

As composições caminham por influencias de diversos estilos. O jazz está presente em boa parte das canções, assim como o blues. O estilo de Anna de cantar é simples, mas bem executado. Sua voz não é marcante, muito menos diferenciada, mas ela é uma ótima cantora, e sabe o que faz em suas músicas. Seu rock é cheio de reviravoltas e picos. Por vezes é mais dançante e animado. Em outros momentos é mais arrastado, suave, limpo. E suas canções cativam logo na primeira audição.

Ela é mais conhecida pelo seu trabalho no Eluveitie
Dentre algumas das influencias fáceis de se notar, alem do blues e do jazz, pop, eletrônico e rock industrial também são elementos facilmente notáveis. “Red Lights” por exemplo, lembra algo que o Nine Inch Nails poderia ter lançado. “Twin Flames” já tem uma energia mais pop rock, com guitarras e vocais mais evidentes. “Pale” é quase toca carregada por uma linha de baixo dissonante junto à voz de Anna. “Sick” é uma faixa acústica bem agradável. “Lovelornia”, single desse trabalho, é uma das melhores faixas, com uma excelente batida do começo ao fim. “Johnny Guitar”, faixa que encerra o disco, faz a linha blues moderno, suave e arrastado, com uma letra típica desse estilo.

O disco ainda tem uma curiosidade. A própria Anna pintou uma arte para cada faixa do disco. “Cellar Darling” foi lançado de maneira indepente, estando disponível apenas no site oficial de Anna (anna-murphy.myshopify.com) e também no ITunes. Um ótimo disco para quem curte música diferente e ao mesmo tempo ligada a diversos estilos variados, em um rock de personalidade e características únicas.

Anna Murphy - Twin Flames


Nota: 8/10
Status: criativo

Faixas:
01. Introspection
02. Soundwaves
03. Lovelornia
04. Out Of Control
05. Twin Flames
06. Ailurophile
07. Cellar Darling
08. Pale
09. Epic Fail
10. Woebegone
11. Red Lights
12. Sick.
13. Harley Quinn
14. Breathe
15. Island
16. Antihero (The End Of The World)
17. Johnny Guitar