domingo, 25 de setembro de 2016

Made In Brazil – Massacre (2014):





Por Davi Pascale

Depois de 37 anos engavetado, LP finalmente chegava ao mercado. Disco traz primeiras gravações de grandes clássicos do conjunto e foi prensado em uma tiragem extremamente limitada.

Em 1977, o Brasil ainda vivia o período da ditadura militar. Em meio a todo esse alvoroço, alguns garotos da Pompeia conquistavam milhares de jovens fazendo um rock n roll autentico e shows bem produzidos. Naquele mesmo ano de 1977, esses garotos sofreriam um grande baque: a censura começaria a meter os dedos nos seus discos e nos seus shows.

A perseguição em cima dos artistas não era novidade. Outros músicos já haviam passado por situação similar ou pior. De todo modo, é sempre um balde de água fria quando você vê um projeto que se dedicou tanto sendo barrado. Das 16 músicas que submeteram à aprovação da censura, 12 foram proibidas. Os músicos ainda foram chamados para depor e explicar o tal tanque desenhado na capa do disco. Para que pudessem voltar à estrada, tiveram que adaptar as letras e fazer algumas modificações em suas apresentações.

A fita que deu origem ao LP que iria às lojas sumiu de circulação. Alguns anos atrás, Oswaldo Vecchione, líder do grupo, encontrou em sua casa as fitas das demos. Naquela época, os músicos registravam uma demo antes de gravar o material definitivo. Normalmente, com equipamentos mais simples e tocando ao vivo dentro do estúdio. Era meio que um modo de pré-avaliar o material que tinham em mãos. É exatamente essa fita que foi transformada em CD em 2005 e, finalmente, em LP em 2014.

A versão que consegui é a do vinil, com uma tiragem limitadíssima de 300 cópias, numeradas à mão, e disco colorido. Um belíssimo item de colecionador. Minha única reclamação é que não colocaram todas as músicas do CD. Quando fui pesquisar sobre o álbum, descobri que o CD saiu com 14 faixas e o vinil tem apenas 10.

Várias músicas daqui foram regravadas depois em Pauliceia Desvairada. Porém, como disse, as músicas foram alteradas. Temos, nesse disco, exatamente como elas foram concebidas. Outro ponto à favor é que os trabalhos vocais dessa demo foram registrados pelo Percy Weiss. Vocalista que sempre considerei superior ao Caio Flávio. Além de termos a participação do grande Wander Taffo.

Musicalmente falando, é o Made de sempre. Aquele hard rock altamente influenciado por Rolling Stones. Influencia de blues falando alto. Mesclam-se músicas mais agitadas com baladas. Letras versando sobre mulheres e vida na estrada. Embora tenha sido gravado por um método extremamente simples, afinal era uma demo, e se trate de gravações antigas, a qualidade de som é muito boa.

Trabalho recomendado para quem curte o som da banda ou se amarra no rock n roll dos anos 60/70. Faixas de destaque: “Uma Banda Made In Brazil”, “Eu Não Sei Se Mudaria”, “Massacre”, “Pauliceia Desvairada” e “Chuva”.

Nota: 7,5 / 10,0
Status: Histórico

Faixas:
Lado A:
      01)   Uma Banda Made In Brazil
      02)   Amanhã É Um Novo Dia
      03)   Eu Não Sei Se Mudaria
      04)   Eu Vou Estar Com Você
      05)   Não Estou Nem Aí...
Lado B:
      01)   Massacre
      02)   É Soda... É Foda!
      03)   Paulicéia Desvairada
      04)   Chuva
      05)  Você Me Machucou