sexta-feira, 24 de março de 2017

Bob Dylan – The Real Royal Albert Hall 1966 Concert! (2016):



Por Davi Pascale

Show histórico de Bob Dylan é relançado e chega às lojas brasileiras. Apresentação foi gravada no auge e traz performance inspirada do artista.

Algumas pessoas têm anunciado esse show como sendo inédito. Até mesmo na capa você encontrará os dizeres "unreleased songs”. Sim e não. Os fãs mais fieis já conhecem a apresentação, já que ela fez parte da famosa série The Bootleg Series, reconhecida como discografia oficial do músico. Só que dessa vez, ganhou um novo tratamento de áudio, nova arte e distribuição mundial.

A qualidade de som é superior. Você não tem aqui aquela sensação de ‘bootleg’, nem de show perdido. A sonoridade é fantástica. Parece que foi gravado mês passado. Som bem impressionante para uma apresentação de época.

O show, gravado em Londres, é de 1966. Ou seja, mesmo ano em que foi lançado seu cultuado álbum Blonde on Blonde. Várias músicas desse disco são apresentadas aqui como “Visions of Johanna”, “Fourth Time Around”, além da classicona “Just Like a Woman”.

A apresentação foi dividida em duas partes. A primeira, onde tem as 3 citadas, traz Dylan revivendo seus anos iniciais. Ou seja, somente voz, violão e gaita. Aliás, o trabalho de gaita dele é matador. Em alguns momentos, me chama mais a atenção do que seu trabalho de violão. A faixa de abertura, “She Belongs To Me”, é um bom exemplo.

Capa Original
Não muito longo, o show dura pouco mais de noventa minutos. Para a segunda parte, o cantor se une à Robbie Robertson (guitarra), Rick Danko (baixo), Richard Manuel (piano), Garth Hudson (orgão) e Mickey Jones (bateria) para um set mais roqueiro. Inicia o novo set com “Tell Me, Momma”, com um ar meio Stones. “Baby, Let Me Follow You Down” é outro grande destaque com uma pegada meio The Animals. Consigo imaginar Eric Burdon cantando isso numa boa.

Atualmente, a voz de Dylan está meio cansada. Já é possível ouvir nos seus discos mais recentes, uma forte rouquidão. Aqui, era um garoto. Claro, canta no estilo dele. Quase como se estivesse nos contando uma história, mas bem afinado. Bem próximo aos discos. Muita gente critica o lado cantor dele, mas para quem curte seus álbuns, a voz segue bem próxima às gravações originais.

Ainda no segundo set, chamam a atenção o blues “Leopard-Skin-Pillbox Hat”, a ótima “I Don´t Believe You”, além da antológica “Like a Rolling Stone”, responsável por fechar a noite.

Royal Albert Hall resgata o melhor período de Bob Dylan - o cara vinha de uma sequencia de lançamentos inacreditáveis – além de trazer uma banda super entrosada. E o melhor de tudo: foi lançado aqui no Brasil. Sendo assim, os colecionadores não terão que gastar pequenas fortunas importando o CD. Resumindo em poucas palavras: mágico e essencial !

Nota: 10,0 / 10,0
Faixas: Histórico

CD 1:
      01)   She Belongs To Me
      02)   Fourth Time Around
      03)   Visions of Johanna
      04)   It´s All Over Now, Baby Blue
      05)   Desolation Row
      06)   Just Like a Woman
      07)   Mr. Tambourine Man

CD 2:
      01)   Tell Me, Momma
      02)   I Don´t Believe You
      03)   Baby, Let Me Follow You Down
      04)   Just Like Tom Thomb´s Blues
      05)   Leopard-Skin Pill-Box Hat
      06)   One Too Many Mornings
      07)   Ballad Of a Thin Man 
      08)   Like a Rolling Stone