domingo, 27 de março de 2016

Jive Bunny & The Mastermixers – The Album (1989):



Por Davi Pascale

Amanhã irei comentar de mais um lançamento, mas hoje decidi que queria manter o clima de festas. O primeiro disco que me veio à cabeça foi justamente esse primeiro LP do Jive Bunny. Na época, me referia à ele como o disco do coelho. Em época de páscoa, difícil outro disco vir à memória...

Atualmente, anda uma febre enorme de DJ´s. Vários deles se apresentando em festivais. Outros dividindo palco com mega-artistas. Lembro que assisti o show de um DJ quando fui ao Estádio do Morumbi assistir a rainha do pop Madonna. Também estamos vendo várias artistas atacarem de DJ em festas. Não é de agora que a profissão se destaca. Nos anos 80, com a explosão das danceterias, houve uma febre do gênero por aqui. No Brasil, um rapaz que fez muito sucesso foi o Iraí Campos que, além de remixar canções de vários artistas de rock brasileiro, também comandou uma série de muito sucesso chamado O Som Das Pistas. Outra série que fez muito sucesso, e tem muito mais a ver com o nosso blog, é a do Jive Bunny.

Estou comentando de tudo isso porque foi exatamente nesse cenário que surgiu o álbum. No meio da explosão de movimentos como house music e acid house. Um DJ inglês que atendia pelo nome de Les Hemstock teve a ideia de reviver os anos dourados. Ou seja, os anos 50 e início dos anos 60. O período que é conhecido como o início do rock n´ roll. Teve a ideia de pegar as músicas daquela época e fazer um LP que pudesse ser tocado nas pistas de dança. Para isso, contou com a ajuda do produtor Andy Pickles e do gerente John Pickes (pai de Andy e, empresário da dupla e dono da gravadora Jive Records).

Trecho do videoclipe da época
Já disse diversas vezes que não consigo compreender a lógica de um show de DJ. Talvez seja um preconceito de minha parte, mas na minha cabeça, sempre foi uma profissão de balada ou de produtor, de dar uma nova cara à um som (como fizeram com “A Little Less Conversation” de Elvis Presley, alguns anos atrás). Mas verdade seja dita, existem vários trabalhos interessantes desses caras. Esse é um deles.

Jive Bunny And The Mastermixers era para ter sido, inicialmente, um compacto. Mas o projeto acabou ganhando vida e se transformando em um LP. Não apenas em um LP qualquer, mas em um sucesso da época. Alguns desses medleys atingiram as paradas. O remix mais famoso é o “Swing In The Mood”.

Como estava dizendo, o projeto nasceu no meio do turbilhão da dance music. A ideia era parecida. Pegavam um tema central, muitas vezes instrumental, para ir costurando as colagens realizadas através de samplers. Assim como ocorria nos megamixes do universo da música dançante.

O grande barato é que as músicas não foram descaracterizadas. Não foram sequer modernizadas. Pegaram uma batida e foram colando as músicas em torno dela. E, mais legal ainda, foram utilizadas as gravações originais. Ou seja, você ouve aqui as vozes de Jerry Lee Lewis, Little Richard, Chuck Berry, Bill Halley, Paul Anka... Todas as principais vertentes da época aparecem por aqui; a surf music, a doo wop, o rockabilly, o twist.

Capa do compacto

São 8 remixes no total. 4 em cada lado. “Swing In The Mood”, “Rock n Roll Party” e “That´s What I Like” privilegiam o rock n roll dos anos 50. Revivem aqui Chubby Checker, Elvis Presley, Jerry Lee Lewis, Bill Halley. “Lover´s Mix”, como o nome entrega, é voltado às músicas românticas. Aquelas músicas que o pessoal costumava dançar coladinhos nos bailes da escola: Paul Anka, Everly Brothers, The Tremeloes...

“Do You Wanna Dance” foge um pouquinho da temática principal e corre para os anos 70, revivendo os tempos do glitter com Suzi Quatro, Gary Glitter e T-Rex. “Hopping Mad” apostava nas canções alegres de The Crystals, Beach Boys e Herman´s Hermits. “Glenn Miller Medley” e “Swing Swisters Swing” são mais voltados para o jazz. Na maior parte do tempo, daquela sonoridade meia de big band.

The Album é um disco bem legal para ouvir em uma reunião familiar. Um trabalho bem feito, bem produzido, alegre, recheado de clássicos. Um disco que agrada as crianças e os adultos. Uma boa pedida para soltar essa noite nos alto-falantes. Fica a dica.

Faixas:
      01)   Swing In The Mood
      02)   Rock n Roll Party Mix
      03)   Lover´s Mix
      04)   Do You Wanna Rock
      05)   That´s What I Like
      06)   Glenn Miller Medley
      07)   Swing Sisters Swing 
      08)   Hopping Mad