sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Qual a origem dos nomes das bandas?

Por Rafael Menegueti

Sempre que uma banda concede uma entrevista existe uma pergunta que insiste em ser repetida. Tanto que muitos músicos já cansaram de explicar isso. “como surgiu o nome da banda?” Mas o fato é que muita gente ainda não sabe da origem de nomes de algumas de suas bandas favoritas. Então nada mais justo que eu mostrar aqui algumas das historias por trás de nomes de algumas bandas desse mundão afora. Confira:

The Beatles: existem varias explicações diferentes, mas a mais aceita é a de que ele foi inspirado na banda de Buddy Holly, The Crickets (grilos) virando The Beetles (besouro) e depois a grafia foi mudada para Beatles, para parecer com o som de beat (batida).

Ramones: A banda tirou o nome de um pseudônimo de Paul McCartney, Paul Ramone.

Rolling Stones: Tirada de uma música homônima de Muddy Waters.

Smashing Pumpkins: uma das varias explicações dadas por Billy Corgan seria de que o nome seria uma resposta a uma namorada de sua cidade natal que dizia que ele nunca realizaria nada na vida. Sua cidade natal, Elk Grove Village, é uma grande produtora de abóboras.

Metallica: Quando Lars Ulrich tentava criar nomes com amigos para uma fanzine de metal, esse foi um dos nomes que foi descartado.

Metallica 
Raimundos: A banda queria um nome comum e que lembrasse Ramones.

Silverchair: Existem duas versões, mas ninguém sabe ao certo qual é a verdadeira, pois os membros da banda tinham o costume de inventar mentiras nas entrevistas para zoar os repórteres. A primeira diz que era junção de dois nomes de músicas: Berlin Chair, do You Am I, e Sliver (soletrada errado), do Nirvana. Outra explicação seria que o grupo escolheu o nome juntando palavras aleatórias que eles pensaram.

Bring Me The Horizon: Foi tirado de uma fala do personagem Jack Sparrow, interpretado por Johnny Deep, no filme “Piratas do Caribe”.

As I Lay Dying: é o nome de um romance de William Faulkner, lançado em 1930.

Epica: segundo Mark Jansen, significa um lugar onde todas as respostas da vida são encontradas. Foi escolhido também por ser o nome do, à época, mais recente disco da banda Kamelot, uma das maiores influências da banda.

Epica
Led Zeppelin: foi de uma afirmação de Keith Moon, do The Who, que disse que a banda voaria como um zepelim de chumbo. A palavra “Lead” (chumbo) depois foi mudada para Led.

Delain: a banda holandesa tirou o nome do livro “Os Olhos do Dragão” de Stephen King. Delain é o nome do reino onde a historia se passa.

Delain
Lacuna Coil: Significa espiral vazia em italiano.

Dimmu Borgir: é uma expressão islandesa que significa “castelo negro”.

Iron Maiden: era um instrumento de tortura, uma caixa repleta de pregos pontiagudos que perfuravam o corpo da vítima.

Diabulus In Musica: muitos pensam que pode ser por conta do álbum do Slayer, “Diabolos In Musica”, mas na verdade a banda espanhola tirou o nome de uma música da banda compatriota Mago de Oz.

Foo Fighters: Dave Grohl teve a idéia a partir de uma expressão usada na segunda guerra para designar bolas de fogo que apareciam no céu, avistadas por pilotos. Foo seria uma alteração para a palavra feu, que significa fogo em francês.

Foo Fighters
Atreyu: A banda de metalcore tirou o nome do livro/filme “Historia Sem Fim”. Atreyu era o nome do protagonista.

Avenged Sevenfold: é uma referencia bíblica, sobre Cain, que matou o seu irmão e foi expulso e marcado para não ser morto por ninguém, quem o fizesse seria “vingado sete vezes”.

Linkin Park: uma alteração de Lincoln Park, um lugar que o vocalista Chester Bennington costumava passar em Santa Monica.

Elis: Antes de montarem a banda, os membros dessa banda de Liechtenstein faziam parte de um grupo chamado Erben Der Schöpfung. Eles lançaram um disco chamado Twilight, mas, pouco depois, uma briga com o tecladista Oliver Folk fez com que a banda se separasse. A banda conseguiu na justiça o direito pelas músicas do disco de estréia, mas teve que mudar de nome, que ficou para Oliver. Elis era o nome do primeiro single desse disco, e virou o nome da banda.

Kings of Leon: O recém falecido avó dos três irmãos e primo que formam a banda se chamava Leon, daí a homenagem.