quinta-feira, 10 de julho de 2014

ESP – Live At The Marquee DVD (2006)




Por Davi Pascale

Não sei quantos de vocês, leitores, são familiarizados com esse projeto absolutamente genial. Formado apenas por músicos de primeiro calibre, a ideia do grupo é reviver músicas que fizeram parte de sua trajetória musical. Seja como influencia, seja como musico. Em seu primeiro (e até agora, único) DVD, os rapazes nos apresentam 80 minutos de puro rock n roll.

O lineup é formado por Eric Singer (Kiss, Black Sabbath), Chuck Garric (Dio, Alice Cooper), John Corabi (Motley Crue, Ratt) e Bruce Kulick (Kiss, Grand Funk Railroad). Já imaginou você sair de casa, entrar em um Carioca Clube da vida e encontrar um dream team desses tocando de maneira descontraída clássicos do rock? Pois é quase isso o que acontece aqui. Gravado no Marquee Club da Australia (pequena casa de espetáculos que tinha capacidade para pouco mais de 1.000 pessoas, não confundir com a lendária casa de Londres), os rapazes fazem uma apresentação em um pequeno palco com trajes comuns (jeans, camisetas, bermudas... sim, simples assim) e sem grandes recursos visuais. Apenas a aparelhagem e nada mais.

A banda surgiu exatamente com essa ideia. Amigos se reunindo para fazer jams e se divertir. Nunca houve outra pretensão. Montaram o grupo para tocar em eventos estilo Expo Music e também nas Kiss Expos ao redor do mundo. Iniciado em Março de 1998, John, Bruce e Eric sempre fizeram parte do projeto. Chuck, por outro lado, já era o terceiro baixista. Antes dele, já haviam tocado com John Regan (Frehley´s Comet, Peter Frampton) e Karl Cochran (multi-instrumentista que já havia trabalhado com Ace Frehley e que nesse momento, infelizmente, encontra-se entre a vida e a morte. O rapaz está em coma desde Abril. Força, Karl!). Claro que como toda reunião onde a diversão é garantida e o público apoia, não há como não criar um registro. Existem 3: o CD de estúdio Lost And Spaced (disponível com duas capas distintas), o ao vivo Live In Japan e esse DVD.

Rockstars fazem show descontraído para pequena platéia

Engana-se quem acredita que pelo ar de descontração, o show é amador. Muito pelo contrário. Os garotos são excelente instrumentistas e ótimos cantores. Bruce Kulick é o único que não se arrisca nos vocais. E pelo pouco que já tivemos a oportunidade de ouvi-lo cantar, a escolha foi acertada. Guitarrista brilhante. Porém, enquanto vocalista, é fraquérrimo. John Corabi, seu parceiro do Union, por outro lado, é um dos melhores vocalistas de rock da atualidade. Uma pena que não seja reconhecido pela grande mídia. E olha que ele chegou perto nos seus tempos de Motley. O baterista Eric Singer tem um timbre de voz bacana e um bom alcance, segura bem os vocais de “Nothin´ to Lose” e “Black Diamond”. Chuck é o responsável por cantar “Born To Raise Hell” e as músicas do Kiss que foram originalmente cantadas por Gene Simmons. Se sai bem, mas não derruba as interpretações de the demon.

Para aqueles que conhecem a carreira dos músicos, as interpretações de “Jump The Shark”, “Power to The Music” e “Jungle” tem um gostinho especial. A canção da carreira solo de Bruce Kulick foi apresentada em alguns eventos pequenos que fez como artista solo, a do Motley somente na única turnê que Corabi fez com o conjunto em 1994, enquanto a faixa de Carnival of Souls nunca foi apresentada pelo Kiss, já que o disco não teve turnê na época e não teve um excelente desempenho comercial, embora seus fãs mais doentes adorem. Das demais, destacaria as versões matadoras de "Love (I Don´t Need It Anymore)", "Four Day Creep" e "We´re An American Band". Lançado de maneira independente e com gravação pro-shot, esse vídeo é um verdadeiro presente aos seus fãs.

Nota: 9,0/10,0
Status: Excelente

Faixas:
      01)   Do Your Own Thing (Union)
      02)   Watchin´ You (Kiss)
      03)   Unholy (Kiss)
      04)   Love (I Don´t Need it Anymore) (Union)
      05)   Four Day Creep (Humble Pie)
      06)   Jungle (Kiss)
      07)   Nothin´ to Lose (Kiss)
      08)   War Machine (Kiss)
      09)   Jump In The Shark (Bruce Kulick)
      10)   Born to Raise Hell (Motorhead)
      11)   Free Ride (Edgar Winter)
      12)   Power To The Music (Motley Crue)
      13)   Black Diamond (Kiss)
      14)   We´re An American Band (Grand Funk Railroad)
      15)   I Love It Loud (Kiss)
      16)   Domino (Kiss)
      17)   Smokin´ In The Boys Room (Brownville Station)