quinta-feira, 6 de março de 2014

5 grandes bandas só com mulheres

Por Rafael Menegueti

Tem gente que acha que o rock e o heavy metal são grandes “clubes do Bolinha”. Mas não é. Os homens podem até ser maioria, mas tem muita mulher por ai mandando melhor que muito marmanjo. As bandas formadas só por mulheres existem a um bom tempo, e algumas se mantêm firmes e fortes até hoje. Se você ainda não conhece essas bandas, sugiro que você corra atrás porque está perdendo tempo.

1. Girlschool


Formada em Londres, essa banda de heavy metal feminino vem quebrando tudo desde 1978. Donas de um estilo clássico e cheio de energia, elas ganharam destaque após acompanhar o Motörhead em varias turnês. O próprio Lemmy Kilmister já declarou que elas eram melhores que muita banda de machos, e também eram tão selvagens quanto eles quando o assunto era farra. Elas já lançaram onze álbuns de estúdio e três ao vivo. Três das quatro integrantes atuais são membras da formação original. Apenas Kelly Johnson da formação original não segue na banda, ela faleceu em 2007. Em seu lugar está Jackie Chambers.

2. Crucified Barbara


Essa banda de hard rock e heavy metal sueca surgiu na Suécia em 1998, mas seu primeiro disco, “In Distortion We Trust”, só saiu em 2005. Eu já falei delas aqui quando resenhei seu mais recente álbum, “The Midnight Chase”, de 2012. Lideradas por Mia Coldheart, uma morena com uma excelente presença de palco e uma personalidade forte nos vocais e guitarra, a banda é caracterizada por um estilo agressivo e selvagem em suas músicas. As ótimas performances renderam a elas varias aparições em grandes festivais de rock europeus, entre eles o Wacken Open Air, na Alemanha, e o Graspop Metal Meeting, na Republica Checa.

3. Kittie


As irmãs Mercedes e Morgan Lander começaram sua carreira tocando covers de Nirvana e Silverchair, mas logo partiram para algo mais agressivo. E põe agressivo nisso. Uma mistura de hardcore, death e nu-metal com vocais gritados por Morgan e praticamente nenhum momento de calma, essa é a definição do som do Kitte banda canadense formada no final dos anos 90. O álbum de estréia, “Spit” (2001), fez muito sucesso com faixas extremamente raivosas e altas. Curiosamente, o Kittie chegou a ter um homem em sua formação, Jeff Phillips, que tocou guitarra com elas ao vivo entre 2002 e 2004.

4. The Donnas


Apesar de não parecer, o The Donnas já existe a 20 anos. Originarias da Califórnia, essas garotas fazem um som mais garage rock, com pitadas de punk e hard rock. Elas tem sete álbuns de estúdio e uma coletânea lançadas. A banda tem um estilo mais leve do que as outras citadas, mas com muita atitude, alem de um maior apelo comercial. Elas conseguiram manter a formação original por bastante tempo. Apenas em 2009, quando a baterista Torry Castellano precisou sair por conta de uma tendinite no ombro, elas passaram pela única mudança na formação.

5. The Runaways



“Ch-ch-ch-ch Chery Bomb...” A história de Joan Jett, Cherie Curie, Lita Ford e das Runaways foi intensa e rápida. Apenas 3 anos e 4 discos lançados, que serviram torná-las um dos maiores nomes do rock feminino desde então. Criadas pelo produtor e compositor Kim Fowley, a banda tinha um estilo rebelde, meio adolescente e cheio de pegada bem ao estilo que os anos 70 tinham no punk e no hard rock. Devido a inúmeras diferenças musicais, no entanto, a banda acabou se separando cedo. Depois, Joan Jett e Lita Ford seguiram com suas carreiras em projetos próprios e seguiram fazendo sucesso. Uma tentativa fracassada de Fowley de montar um novo Runaways ocorreu em 1987. Um filme sobre as garotas foi lançado em 2010, com Dakota Fanning no papel de Cherie e Kristen Stewart como Joan Jett, pena que tenha sido bem fraco e um tanto distorcido da realidade.