segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Jota Quest – Pancadélico (2015):



Por Davi Pascale

Os mineiros do Jota Quest nunca esconderam sua admiração pela black music. Especialmente, o funk. Entretanto, com o passar dos anos, essa influência foi ficando cada vez menos perceptível. As baladas começaram a aumentar, o beat deu uma diminuída. O grupo, que nunca foi unanimidade, se tornou grande alvo de críticas. O novo trabalho traz os rapazes de volta às raízes.

Em seu trabalho anterior, Funky Funky Boom Boom, os meninos já haviam começado sua reaproximação com o passado. Reaproximação que se intensifica agora em Pancadélico. Para que conseguissem reproduzir o groove em sua essência, os músicos foram direto à fonte. O guitarrista Nile Rodgers, do lendário Chic, volta a dar as caras. Além dele, pinta por aqui, Stuart Zender do cultuado Jamiroquai.

A sacada deu certo. A alegria, groove, a pegada dançante, permeiam o novo álbum. “A Vida Não Tá Fácil Pra Ninguém”, “Blecaute”, “Freak Fonk Funk” nos levam de volta aos anos 70. Quando a black music dominava as danceterias com seu swingado cheio de malícia. A faixa de trabalho, “Blecaute”, inclusive, pode deixar os ouvintes mais ortodoxos de cabelo em pé ao notarem a presença da cantora Anitta. Mas não precisam ficar preocupados. Eles não se arriscaram no universo dela. Não estão brincando de MC. Fizeram o oposto. Trouxeram ela para o universo deles. Ou seja, cheio de referências de Funkadelic, Kool And The Gang... E, verdade seja dita, ficou bacana.   

“Um Dia Para Se Esquecer” e, principalmente, “Sendo Assim” apresentam influência do reggae. “Risco Brasil” resgata o soul do síndico Tim Maia, enquanto “Mágica” e “Daqui Só Se Leva o Amor” retoma o universo das famosas baladas.

Pancadélico resgata elementos de sua fase inicial

Se tivesse que escolher uma palavra para definir o novo álbum seria ‘alegria’. As cores não aparecem somente no grafite que ilustra a arte do disco, mas também nos arranjos, nas vocalizações, nos backings, no sentimento. Enquanto vários artistas lutam para criarem canções que fiquem na cabeça dos ouvintes, os rapazes demonstram estarem em um de seus melhores momentos. Várias composições têm de tudo para se tornarem novos clássicos do conjunto. Márcio, Marco Tulio,  Paulinho, P.J. e Rogério Flausino fizeram seu melhor trabalho desde De Volta Ao Planeta. E olha que eles têm bastante discos bacanas...

O Jota Quest sempre contou com bons músicos, portanto, falar que está bem tocado é chover no molhado. Podem criticar as letras, a postura dos rapazes, a mudança de sonoridade, mas não tem como negarem que sempre foram um grupo ultra-competente. Sem dúvidas, o melhor trabalho brasileiro que ouvi esse ano. Se você gostava deles na época de J. Quest, vale a pena dar uma checada nesse novo álbum. Trabalho simplesmente contagiante.

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Alegre e contagiante

Faixas:
      01)   A Vida Não Tá Fácil Pra Ninguém (feat. Nile Rodgers)
      02)   Blecaute (feat. Anitta e Nile Rodgers)
      03)   Sexo e Paixão (feat. Mista Raja)
      04)   Um Dia Pra Não Se Esquecer (Sunrise)
      05)   Mares do Sul (feat. Stuart Zender)
      06)   Sendo Assim
      07)   Risco Brasil
      08)   Beijos em Paris
      09)   Pra Quando Você Se Lembrar de Mim
      10)   Mágica
      11)   Freak Fonk Funk (Até o Sol Raiar)
      12)   Doces Lábios (feat. Zappa) 
      13)   Daqui Só Se Leva O Amor