sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Elvis Presley – The Wonder of You (2016):



Por Davi Pascale

The Wonder of You traz clássicos do rei do rock em novas versões. Disco é continuação do bem sucedido If I Can Dream e irá agradar a imensa legião de fãs do artista.

No ano passado, foi lançado If I Can Dream, onde vários clássicos do rei ganharam uma nova roupagem com orquestração. É exatamente disso que se trata The Wonder of You. Ele é meio que um segundo volume. Inclusive a orquestra que o acompanha é a mesma, a Royal Philharmonic Orchestra. Assim como no primeiro volume, as canções não foram descaracterizadas. A que mais se distancia é “A Big Hunk O´ Love” que ganhou uma nova introdução.

Sim, as vozes são de Elvis Presley. Eles isolaram a voz do Elvis, retrabalharam os arranjos e depois misturaram tudo. Trouxeram o Elvis para os anos 2000. Talvez alguns fãs mais puristas fiquem bravos ao ler sobre, mas é certeza que aqueles que arriscarem à ouvir irão mudar de opinião. O projeto é muito bem feito e muito respeitoso.

Vale lembrar, contudo, que mais uma vez, as canções privilegiadas não são da fase rock n roll. Portanto não espere por versões modernas de “Jailhouse Rock”, “Whole Lotta Shakin´ Goin´ On”, “Tutti-Frutti” ou “Blue Suede Shoes”. O enfoque aqui são as canções românticas e seu repertório gospel.

Por conta da tecnologia de hoje ser mais avançada do que na época em que Elvis era vivo, as orquestrações ganham mais vida, são mais bem definidas. A orquestração de “Memories” deu uma bela encorpada. Ficou lindíssima, por sinal. O mesmo acontece em canções como “I Just Can´t Help Believin´” ou “The Wonder Of You”. Tenho certeza que o cantor ficaria orgulhoso.

Outra que foi levemente modificada foi o clássico “Always On My Mind”. Assim como “A Big Hunk o´ Love” sua introdução foi recriada. É verdade que mexer em clássicos é algo perigoso, mas os músicos foram bem felizes. A versão final ficou muito bonita. Outros grandes destaques ficam por conta de “Amazing Grace” e da divertida “I´Ve Got a Thing About You Baby”.

Como nada é perfeito nessa vida, cometeram, mais uma vez, o mesmo deslize do primeiro volume. Criaram um dueto fake entre Elvis e um artista atual. Em If I Can Dream, a bola fora era o Michael Bublé. Dessa vez, ficou por conta de Helene Fischer. Uma cantora pop da Russia. A garota é bonita, canta bem, mas essa ideia de forjar duetos, nunca me agradou.

The Wonder Of You demonstra que o repertório de Elvis não envelheceu. Sua voz ainda impressiona e comove. Era impressionante a afinação, a facilidade que tinha de trabalhar com diferentes gêneros e, principalmente, de tomar a musica para si. Uma vez registrada na voz dele, dificilmente lembrava-se do artista original. Salvam-se raríssimas exceções. Sem dúvidas, trata-se de um CD bem bonito para ouvir com sua família na virada de ano. Fica a dica...

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Excelente

Faixas:
      01)   A Big Hunk O´ Love
      02)   I´ve Got a Thing About You Baby
      03)   Suspicious Minds
      04)   Don´t
      05)   I Just Can´t Help Believin´
      06)   Just Pretend
      07)   Love Letters
      08)   Amazing Grace
      09)   Starting Today
      10)   Kentucky Rain
      11)   Memories
      12)   Let It Be Me
      13)   Always On My Mind
      14)   The Wonder of You 
      15)   Just Pretend (c/ Helene Fischer)