segunda-feira, 20 de junho de 2016

Frejat – Teatro Paulo Machado (19/6/2016):



Por Davi Pascale
Foto: Davi Pascale

Na noite de ontem, tivemos a oportunidade de conferir na região de São Caetano uma apresentação do Frejat. O músico trouxe para a cidade seu show de voz e violão e encantou os presentes com um ótimo setlist e performance afiada.

Muita gente não gosta de apresentações, assim, mais crua, somente com o artista principal em cena. Sempre gostei. Nesse tipo de espetáculo é possível perceber mais da riqueza dos arranjos, sempre tem algumas histórias curiosas durante o show. Além de vermos o artista um pouco mais de perto do que estamos acostumados. Raramente esses shows mais intimistas são apresentados em locais grandes.

Também é necessário ressaltar que não é qualquer músico que pode se dar ao luxo de fazer algo do tipo. Se o cara for um instrumentista ruim ou não for um cantor afinado, a noite se transforma em uma verdadeira tortura, pois não há nada para disfarçar. Não há segundo guitarrista, não há tecladistas, efeitos programados, backings, nada do tipo. Qualquer deslize é notado por todos os presentes de imediato.

Frejat soube tirar proveito da situação. Fez um show com duração correta (aproximadamente 100 minutos). Criou um setlist bacana misturando músicas da época do Barão com músicas de sua carreira-solo. Hits com lado B. Para quem é fã, nada poderia ser mais perfeito.

Ingresso do show

Entre uma música e outra, o cantor contava algumas histórias sobre as composições. Quem foram seus parceiros, qual era a ideia da letra, o que ele queria passar. Arrancou até algumas risadas da plateia na hora de apresentar uma canção do disco Barão Vermelho (2004). “Minha filha, quando tinha 9 anos, disse que queria cantar uma musica em meu show. Disse: ‘Claro, qual música?’. E ela me responde ‘Embriague-se’. Estou enrolando ela até os dezoito para não ser preso”.

O show começou com “Eu Não Quero Brigar Mais, Não” e desde o início já deixou claro o clima do espetáculo. Palco extremamente simples com o cantor ao centro, iluminação baixa. O artista conversando, de maneira descontraída, com a plateia.

Dos seus discos solo as que mais levantaram os presentes foram “Tunel do Tempo” e “Segredos”. Das faixas do Barão, “O Poeta Está Vivo” e “Pro Dia Nascer Feliz”, responsável por fechar a noite, foram as que mais animaram os fãs. Reação esperada já que se tratam de grandes hits. Particularmente, gostei muito de ouvir “Homem Não Chora”, “Sombras No Escuro” e “Bilhetinho Azul”, canções menores, mas igualmente belas.

Frejat interpretou todas as faixas com enorme segurança e demonstrou estar em uma grande fase enquanto cantor. Afinadíssimo! Se você é um admirador da sua trajetória enquanto todo, e não somente das músicas que tocaram nas FM´s, vale muita a pena conferir o espetáculo.