sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Angra: Angels Cry 20th Anniversary Tour DVD


Por Davi Pascale

Acaba de chegar às lojas o segundo DVD ao vivo do Angra. Na minha opinião, uma das melhores bandas de heavy metal do Brasil. Para mim, os grupos que estão no mesmo nível (embora não pertençam à mesma vertente) são o Dr. Sin, o Sepultura e o Korzus. Os caras fizeram vários discos de altíssimo nível (tudo bem, os dois últimos foram menos inspirados, concordo), possuem excelentes instrumentistas e conseguiram conquistar uma legião de fãs bem fiéis. Perfeito, não é? Bem, nem tanto!

Os músicos sempre tiveram dificuldade em manter uma formação estável. E as saídas são sempre polêmicas, o que faz com que algumas pessoas criem uma certa antipatia com os rapazes. Muitos questionam sobre uma possível volta do Andre Matos ao Angra. Sei que irão me crucificar, mas depois do que vi nas ultimas apresentações dele, torço para que não ocorra. André não consegue mais atingir varias notas que atingia e os falsetes dele estão cada vez piores, muitos simplesmente não saem. Tendo em vista, tudo o que ele construiu com os rapazes, é melhor que não retorne, senão irá frustrar. Tenho enorme respeito pelo Andre, mas ele não atravessa uma boa fase.

Fabio Lione, por outro lado, é um dos grandes vocalistas da cena metal atual. Sempre me chamou a atenção. Tanto no Rhapsody quanto no Vision Divine. E, certamente, é o melhor cantor que já passou pelo Angra. A maioria das notas que Andre e Edu faziam no falsete, Lione faz no gogó. São pouquíssimas as vezes que recorre ao recurso. A versão de “Nothing To Say”, por exemplo, ficou matadora. Sem contar que ele tem um domínio vocal muito superior. Sem duvidas, uma escolha acertada. Espero que continue na banda.

O setlist é bem dosado e passa por todos os discos. Eu, particularmente, gostaria de ter escutado algumas coisas que ficaram de fora como “Streets of Tomorrow”, “Metal Icarus” e “Angels And Demons”, mas não dá para dizer que é um repertório fraco. Longe disso! Em relação aos músicos, a banda está bem entrosada. Ricardo Confessori, que costuma ser massacrado por muitos seguidores, fez uma bela performance. Falar que Kiko Loureiro e Rafael Bittencourt são grandes guitarristas é chover no molhado, então não perderei meu tempo.

Tarja Turunen deu aula de interpretação em "Stand Away"

Como se não bastasse a atuação de Fabio Lione, os caras trouxeram algumas participações especiais muito interessantes. Almicar Christofaro, conhecido por seu trabalho no Torture Squad, interpretou “Evil Warning”. Embora esteja acostumado com um estilo distinto, o rapaz se saiu bem. De brasileiro, teve também a participação (dispensável) da Familia Lima. Não acrescentaram nada. Nem pra mais, nem pra menos. Poderiam ter utilizado um sampler que daria no mesmo. O mais legal, contudo, são as atrações internacionais. A musa Tarja Turunen cantou duas faixas: “Stand Away” (onde brilhou com uma performance impecável e capaz de deixar os ex-vocalistas envergonhados – e olha que os caras são bons) e “Wuthering Heights”. Essa ultima, achei a parte vocal razoável. A moça se saiu bem, mas achei a linha operística de Lione estranha. No hit de Kate Bush tivemos ainda outra participação especialíssima: o grande guitarrista Uli Jon Roth. Outro que dispensa comentários. Se você nunca ouviu esse cara tocar, apenas duas palavras: corra atrás!

Gravado numa noite inspirada, em um HSBC lotado e com uma platéia empolgada, o item se faz necessário na coleção de qualquer fã que se preze. Com uma bonita embalagem, extras interessantes (embora curtos) e excelente qualidade de gravação, o DVD tem de tudo para agradar seus seguidores. Quanto ao Angra, espero que eles consigam dar a volta por cima e consigam estabilizar a formação. Torço para que voltem ao topo!

Nota: 08/10
Status: Empolgante!

Faixas:
      01)   Angel´s Cry
      02)   Nothing to Say
      03)   Waiting Silence
      04)   Lisbon
      05)   Time
      06)   Millenium Sun
      07)   Winds of Destination
      08)   Gentle Change
      09)   The Voice Commanding You
      10)   Late Redemption
      11)   Reaching Horizons
      12)   A Monster In Her Eyes
      13)   No Pain For The Dead
      14)   Stand Away
      15)   Wuthering Heights
      16)   Evil Warning
      17)   Unfinished Allegro/Carry On
      18)   Rebirth
      19)   In Excelsis/Nova Era
      20)   Gate XIII

      21)   Coroa Imperial/Caça e Caçador (Extras)