sábado, 14 de fevereiro de 2015

Velhas Virgens – Reveillon 2001 (2001):



Por Davi Pascale

Há aproximadamente 14 anos, o grupo Velhas Virgens lançava o quarto álbum de sua carreira e o primeiro longe de sua sonoridade blues-rock. Mantendo a irreverência das letras, os músicos fizeram um álbum de marchinhas. Uma ótima dica para alegrar seu carnaval.

Quer curtir seu carnaval sem ter que aturar Carlinhos Brown, Ivete Sangalo e Latino? Dentro do universo rock n roll, existem alguns artistas que já investiram em uma aproximação com o samba. Caso do lendário Novos Baianos, do engraçadinho Virgulóides. Para quem quer manter o clima de festa, uma boa pedida são as marchinhas gravadas pelos grupos de rock. O Ultraje a Rigor já fez algumas músicas nesse pique, mas ninguém derruba o Velhas Virgens nesse quesito.

Em 2001, o grupo colocou no mercado o (divertido) Reveillon 2001. Lançado pela Gabaju Records (selo criado pela própria banda) e colocado no mercado em uma tiragem limitada, muitos viraram as costas para o grupo. Se hoje, a garotada já está acostumada com as aventuras que os músicos fazem nesse universo (mais dois álbuns do projeto Carnavellhas já foram lançados e eles costumam fazer shows temáticos em Fevereiro), nessa época muitos não entenderam o projeto. Muitas marchinhas de carnaval apostam no duplo sentido, caso da clássica “A Pipa do Vovô”, cantada por Silvio Santos. E na festa de Carnaval, o que mais vemos é a molecada enchendo a cara de cerveja e garotas seminuas. Ainda precisa explicar?

Grupo de rock lançou álbum de marchinhas mantendo sua irreverência

Algumas faixas desse projeto tornaram-se favoritas dos fãs e, por vezes, são apresentadas nos shows tradicionais. Caso de “Essa Tal de TPM”, “Hino dos Solteiros” e “Marcha do Tira Roupa”. Mas em termos de letras, nenhuma derruba “O Que É Que Você Tem Na Boca, Maria” e “Homem do Bigode Cheiroso”. Não contarei sobre o que se trata a letra para não tirar a graça, mas se você gosta de dar altas gargalhadas, ouça.

O cantor Bezerra da Silva ganhou uma homenagem de Paulão de Carvalho em “Aposentadoria de Malandro”. Quem já era fã da banda há algum tempo, já sabia da admiração que o cantor do Velhas tinha pelo sambista que chegou, inclusive, a ser citado na faixa “Sr Sucesso” (Vou pegar três ou quatro crioulos e pintar seus cabelos de loiro. E produzir dois brancos de beca. Dizer que são melhores que o Bezerra e o Zeca). O cantor tentou manter a vibe Bezerra em sua interpretação vocal. Ficou interessante.

Essa primeira tiragem contava ainda com um conteúdo interativo muito bacana, repleto de fotos e clips. Essa parte Enhanced CD ficou da fora da reedição de 2004. Na verdade, quem é fã,  é bacana correr atrás das duas edições. A segunda prensagem (que vinha com nova arte e o nome de Carnavelhas) conta com algumas faixas bônus.

Para quem não se incomoda em ouvir um trabalho que foge um pouquinho do senso comum (afinal, não é todo dia que uma banda de rock grava um álbum de marchinhas) e, principalmente, para quem não se incomoda em ouvir letras mais irreverentes com palavrões e tema de sexo recorrente, é uma ótima pedida. Agora você não precisa mais aturar atrocidades como “Rebolation” e "Lepo-lepo" com a desculpa que é Carnaval, certo?

Nota: 7,0 / 10,0
Status: Divertido

Faixas:
      01)   Samba de Natasja Kinski
      02)   O Que é Bom Tá Guardado
      03)   Marcha do Tira Roupa
      04)   Aposentadoria de Malandro
      05)   O Que É Que Você Tem na Boca, Maria?
      06)   Essa Tal de TPM
      07)   Hino dos Solteiros
      08)   Só pra Sacanear
      09)   Homem do Bigode Cheiroso