sábado, 17 de janeiro de 2015

Van Canto – Dawn of the Brave (2014)



Durante o mês de Janeiro, o Riff Virtual está de férias. Nesse período, estaremos reprisando algumas de nossas melhores matérias. A partir de 1 de Fevereiro estaremos de volta com matérias inéditas. Obrigado pelo apoio. Rock On!



Por Rafael Menegueti


Há algumas semanas eu falei sobre o Van Canto, a banda que promove o metal a capella como seu grande diferencial. Eles estavam para lançar o seu quinto álbum de estúdio, “Dawn of the Brave”. Com o disco já lançado, nada mais justo do que dar o feedback sobre ele.

Confesso que no começo não me empolguei. As primeiras faixas pareciam muito com as coisas antigas que eles já haviam lançado. Apenas em “Badaboom”, quarta faixa do disco, eu ouvi algo que me prendeu a atenção. E essa é o primeiro single, logo já era de se esperar isso. De resto, a banda não mostra nenhum tipo de evolução na formula. Talvez por ser uma banda focada em percussão e vozes, não seja mesmo possível inovar tanto quanto se eles fizessem uso de instrumentos convencionais.

No meio do disco as coisas ficam melhores. “Steel Breaker” e “The Awakening” são faixas empolgantes e elevam o álbum em vários aspectos. Os vocais de Inga Scharf nessas faixas merece destaque. “The Other Ones”, uma faixa que segue bem a linha do power metal, é outra faixa bastante agradável. Nessas músicas podemos ouvir um pouco mais de inspiração nas composições, em relação às primeiras.

Um fato interessante é que a banda convidou um grupo de 200 fãs para fazer parte de um coral em algumas faixas. Isso deu uma incrementada no som da banda, já que o coral deu mais volume ao som da banda, e ampliou o alcance das faixas, que ficaram mais atmosféricas do que o normal. Talvez esse seja o único grande diferencial em “Dawn of the Brave”.


E ainda tem as tradicionais covers, que pra muitos são o principal atrativo da banda.“The Final Countdown”, do Europe, pode até ser manjada, mas é um clássico que todos amamos e não pode ser ignorada só por isso. Na versão do Van Canto ela ficou excelente. Há também as versões de “Holding Out for A Hero”, de Bonnie Tyler, numa impressionante versão metaleira, e “Into the West”, de Annie Lennox, numa versão comandada por Inga e que, segundo alguns fãs, seria melhor que a original. Alem do encerramento com mais um grande clássico na versão Van Canto: “Paranoid”, do Black Sabbath, que ficou interessante e divertida.

Contudo, é possível dizer que “Dawn of the Brave” não é um disco inovador na carreira do Van Canto, nem mesmo um disco que mostre uma grande evolução da banda. Mas ele serve pra mostrar mais uma vez uma idéia interessante e bem sucedida desse grupo alemão. O metal a capella do Van Canto continua com seu espaço garantido na minha coleção e no meu CD player.

Nota: 6,5/10
Status: Divertido

Faixas:

01. Dawn of the Brave
02. Fight For Your Life
03. To the Mountains
04. Badaboom
05. The Final Countdown
06. Steel Breaker
07. The Awakening
08. The Other Ones
09. Holding Out For A Hero
10. Unholy
11. My Utopia
12. Into the West
13. Paranoid