sábado, 12 de dezembro de 2015

Capital Inicial – Acústico NYC (2015):




Por Davi Pascale

Mais um álbum acústico do Capital Inicial? Exatamente! E para falar a real, a ideia não é de toda má. Durante os anos, vários artistas se aventuraram em uma continuação de seu álbum desplugado. Titãs, Engenheiros do Hawaii, Lulu Santos e até mesmo os Scorpions repetiram sua aventura nos violões. E, dentre os brasileiros, os que se saíram melhor foram o Kid Abelha e o Capital Inicial.

Ambos, foram espertos. O grupo da Paula Toller não se importou em repetir algumas musicas, mas teve a preocupação de criar novos arranjos. Os dois álbuns têm a mesma proposta, mas em nada se parecem. O Capital, assim como o trio carioca, não optou por fazer a segunda parte logo em seguida. Foram espertos. Ao invés de recorrerem à canções menores, eles têm uma nova leva de hits para explorar no show e é o que acontece aqui.

Acústico MTV chegou ao mercado em Março de 2000. Ou seja, mais de 15 anos atrás. O álbum foi o responsável por catapultar o grupo de Brasília de volta ao estrelato. Suas velhas canções foram apresentadas para uma nova geração de ouvintes. Fizeram um bem bolado, deram uma moldada no seu som e assim, se mantiveram como um dos grandes expoentes do rock nacional. Hoje, o Capital é uma das poucas bandas de rock brasileiro que toca para grandes públicos. A continuação do projeto da MTV é lançado agora, diante de uma outra realidade.

Show foi gravado fora do país

Os músicos optaram por explorar sua segunda fase. Da fase inicial, apenas “Belos e Malditos” dá as caras. Ou seja, pode ser encarado como uma continuação. É como se estivessem contando o segundo capítulo da sua história. Todos os grandes hits desse período – como “A Sua Maneira”, “Eu Nunca Disse Adeus” e “Mais” – estão aqui. Alguns lados B também. Algumas características foram mantidas. Outras, não. 

Mais uma vez, optaram por utilizar músicos de apoio. Trouxeram, inclusive, uma formação maior. Para se ter uma ideia, temos 4 violões no palco. Dentre os quais, vale destacar o ex-Charlie Brown Thiago Castanho e o lendário produtor Liminha. Mais uma vez, trouxeram convidados da MPB. No primeiro volume, tivemos a participação de Zélia Duncan. Aqui, temos Seu Jorge e Lenine. Só que dessa vez, o show não tem aquela pegada intimista. Pelo contrário, tem ar de grande show. Conta com uma produção de palco elaborada, público maior. O local escolhido? Terminal 5. Uma casa de shows de Nova Iorque com capacidade para 3.000 pessoas. E os caras tocaram com show sold-out! Como disse, outra realidade. E assim como o Kid... Dois projetos similares, mas ao mesmo tempo diferentes.

De todos os acústicos da série da MTV, o do Capital foi um dos melhores. Foram um dos que melhor souberam transpor para o novo formato. E foi um dos melhores trabalhos vocais. Mais uma vez, a qualidade se mantém. A qualidade de gravação é impecável, os arranjos estão bem desenvolvidos e Dinho Ouro Preto continua mandando bem no vocal. Infelizmente, não posso dizer o mesmo dos convidados. Não que eles sejam ruins, não mereçam respeito ou estejam desafinando. Longe disso. Simplesmente, achei que o estilo vocal deles não casou com as músicas escolhidas. Lenine, contudo, foi o menos pior.

Imagens do box

Dinho fala pouco no show. Os músicos vão mandando música atrás de música, como se estivessem celebrando algo. E estão. Em 2015, comemora-se 30 anos do lançamento do compacto “Descendo o Rio Nilo/Leve Desespero”. O primeiro lançamento oficial do Capital Inicial. No making of, os músicos falam sobre a conquista. Realmente, durar 30 anos no mercado não é para qualquer um. E gravar um show fora do país, sempre é uma aventura inesquecível. Mesmo contando com inúmeros brasileiros na platéia. Sejamos sensatos. Eles são muito grandes... no Brasil!

Assim como os artistas internacionais, o Capital lançou uma edição deluxe, em formato de box, para seus fãs. Aqui, temos o show completo em CD e DVD, além de alguns mimos como pôster, replica do ingresso, book... A diferença de preço é alta, mas para quem é fã, vale o investimento. Mais uma vez, os garotos de Brasília se destacaram com um show de alto nível, canções que estão cravadas na memória de toda uma geração e que ainda serão lembradas por muito tempo. Um dos melhores retratos de nossa ‘música urbana’!

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Emblemático

Faixas:
      01)   Ressurreição
      02)   A Mina
      03)   Mais
      04)   Depois Da Meia Noite
      05)   Como Devia Estar
      06)   Doce e Amargo 
      07)   Respirar Você
      08)   O Lado Escuro da Lua
      09)   Coração Vazio
      10)   Olhos Vermelhos
      11)   Algum Dia
      12)   Melhor Do Que Ontem
      13)   Como Se Sente
      14)   Vai e Vem (c/ Seu Jorge)
      15)   Belos e Malditos (c/ Seu Jorge)
      16)   A Sua Maneira (c/ Seu Jorge)
      17)   Vamos Comemorar
      18)   O Cristo Redentor
      19)   Não Olhe Pra Trás (c/ Lenine)
      20)   Tempo Perdido (c/ Lenine)
      21)   Eu Nunca Disse Adeus
      22)   Me Encontra
      23)   Quatro Vezes Você