quarta-feira, 11 de maio de 2016

Halestorm – ReAnimate: The Covers EP (2011):



Por Davi Pascale

Halestorm é uma das bandas que mais me chamaram a atenção nos últimos tempos. Os músicos mantém a vibe hard rock que sempre gostei, porém inserindo novos elementos. Mas hoje não quero falar das canções do grupo e sim, de um trabalho de regravações. Em 2011, o grupo lançou seu primeiro EP de covers (sim, já existe um segundo volume) e é desse material que quero comentar hoje.

E aí? O que podemos esperar? Olhando de fora, a impressão que se tem é que teríamos um álbum sem pé, nem cabeça. Misturam canções de artistas declaradamente pop com grunge, classic rock e hard rock. Mas na real, não. Os músicos deram uma modificada nos arranjos. Não diria que eles reformularam 100%, que as canções estejam irreconhecíveis, mas deram uma cara deles. O trabalho mais impressionante é o da vocalista Lzzy Hale. Com voz forte, manda diversos agudos no disco.

O trabalho abre com uma versão de “Slave To The Grind”. Cantar Skid Row nunca foi tarefa fácil. O próprio Sebastian Bach nunca conseguiu reproduzir ao vivo o que faz nos discos. E a mulher arregaçou. O arranjo foi modernizado, com um andamento um pouco diferenciado, utilizando menos o bumbo duplo.  O peso, porém, foi mantido. “Bad Romance” de Lady Gaga ganhou um ar rock n roll. Saíram os sintetizadores e a bateria eletrônica. Vieram a bateria acústica e as guitarras. Ficou interessante. “Hunger Strike”, clássico do Temple of The Dog, ganhou uma versão mais direta, mais curta. Lzzy ficou responsável por todas as vozes (na original, a faixa era um dueto entre Chris Cornell e Eddie Vedder). Boa versão.

Lzzy Hale é o grande destaque do disco

Como disse, as músicas não foram recriadas, mas deram um ar meio Halestorm. Contam com uma mixagem mais moderna. Acontece uma mudança aqui, outra ali. Virada de bateria, solos. As linhas vocais, contudo, foram todas mantidas.

“Outta Get Me” é a que está mais próxima do original. O solo não foi reproduzido nota por nota, mas está no mesmo espírito. “All I Wanna Do Is Make Love To You” é uma balada do Heart. A faixa foi lançada no álbum Brigade, período mais comercial da banda. Os teclados anos 80 foram deixados de lado. As guitarras ganharam peso. Lzzy fez justiça à interpretação da Ann Wilson, o que não é tarefa fácil. Considero Ann uma das grandes vozes do rock. O álbum se encerra com uma ótima versão de “I Want You (She´s So Heavy)” do quarteto de Liverpool.

ReAnimate: The Covers EP é um projeto bem interessante. Álbum extremamente bem feito. Excelentes arranjos, excelente trabalho vocal e muito bem gravado. Honestamente, não consigo entender porque decidiram lançar esse trabalho apenas no formato digital. Fico na torcida para que um dia esse CD chegue às lojas. Não custa sonhar...

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Divertido e bem feito

Faixas:
      01)   Slave To The Grind (Skid Row)
      02)   Bad Romance (Lady Gaga)
      03)   Hunger Strike (Temple Of The Dog)
      04)   Outta Get Me (Guns n´ Roses)
      05)   All I Wanna Do Is Make Love To You (Heart) 
06)   I Want You, She´s So Heavy (Beatles)