terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Judas Priest – Defenders Of The Faith Deluxe Edition (2015):

A equipe do blog Riff Virtual se encontra de férias. Retomaremos nossas atividades no dia 20 de Janeiro. Enquanto essa data não chega, trazemos para vocês alguns de nossos melhores posts. Recordar é viver. Confira!




Por Davi Pascale

Álbum clássico retorna às lojas acrescido de material bônus. Fãs brasileiros não precisarão gastar fortuna para conferir o material. Lançamento triplo traz o disco remasterizado e apresentação inédita.

Defenders Of The Faith chegou às lojas em 1984. Época de ouro do heavy metal e época de ouro do Judas Priest. Nesse ano, chegaram às lojas álbuns como Ride The Lightning(Metallica), Powerslave (Iron Maiden), Don´t Break The Oath (Mercyful Fate), The Last In Line (Dio), somente para citar alguns. Judas Priest estava no topo. Esse trabalho sucedia o LP Screaming for Vengeance (1982). Embora não tenha gerado um grande hit como “You´ve Got Another Thing Comin”, o disco agradou aos fãs e possui algumas músicas que hoje são consideradas clássicos do gênero.

“Freewheel Burning” e “The Sentinel” são os tais clássicos e mantém aquela pegada mais veloz com os vocais gritados de Rob Halford. "Freewheel Burning" é como se fosse uma nova “Exciter”. “Rock Hard Ride Free” traz uma sonoridade mais cadenciada com uma pegada mais pra cima. O refrão conta com aquele coro forte que era uma marca dos grupos dos anos 80. Utilizado por 90% dos grupos da época. De Accept à Keel. “Eat Me Alive” traz a sonoridade clássica do Priest e curiosamente foi a faixa menos tocada pelo grupo. “Heavy Duty” e “Defenders Of The Faith”, para mim, são os pontos baixos do disco. Ambas contam com o mesmo arranjo e, honestamente, acho bem chatinhas. Muitos fãs vão querer me matar, mas “Love Bites” é outra que nunca fez minha cabeça.

Além do disco remasterizado, essa edição comemorativa traz um show da turnê do disco, na íntegra. Gravado na Long Beach Arena, o material é uma demonstração do quão felizes estavam os músicos com o resultado e como a mentalidade da galera era outra. Foram apresentadas 9 das 10 faixas. E a plateia parecia não se incomodar com isso. E olha que álbuns clássicos como British SteelPoint of Entry e Hell Bent For Leather já haviam sido lançados. Ou seja, tinham material de sobra para explorar no set.

Reedição traz show inédito da época

O show inicia com “Love Bites”. Provavelmente, era o tal novo single. Honestamente, teria começado com outro som. Alguma música mais pra cima, mais enérgica. Achei um começo meio sonso, mas graças à Deus não demora para começar a pegar fogo. Não demora muito e os clássicos começam a aparecer. “Grinder”, “Metal Gods” e “Breaking The Law” surgem logo no início do espetáculo.

Faixas como “Rock Hard Ride Free” e “Some Heads Are Gonna Roll” crescem ainda mais ao vivo. “Freewheel Burning” e “The Sentinel” levantam até defunto, mas a dobradinha “Heavy Duty/Defenders Of The Faith” continuam não me convencendo. Embora algumas músicas tenham ficado de fora – como “Heading Out To The Highway” – vários classicões se fazem presentes. Desses, destaco as performances de “Victim of Changes” e a sempre empolgante “Electric Eye”.

Judas Priest sempre mandou bem nos palcos. E aqui não é diferente. K.K. Downing e Glenn Tipton arrebentam nas twin guitars. Dave Holland não tinha o mesmo peso de Scott Travis, mas era bem seguro. Glen Tipton continua com seu baixo firme e preciso. E Rob Halford continua chamando a atenção com seus agudos. A apresentação havia sido transmitida, na época, por uma estação de rádio dos Estados Unidos. Logo, a qualidade do áudio é muito boa.

A edição tripla foi lançada pela Sony Music Brasil e é facilmente encontrado nas lojas. O preço está em torno de 50 reais. Não é muito para um álbum triplo. Certamente, vale o investimento!

Nota: 9,0/10,0
Status: Clássico

Faixas:
CD 1:
      01)   Freewheel Burning
      02)   Jawbreaker
      03)   Rock Hard Ride Free
      04)   The Sentinel
      05)   Love Bites
      06)   Eat Me Alive
      07)   Some Heads Are Gonna Roll
      08)   Night Comes Down
      09)   Heavy Duty
      10)   Defenders Of The Faith

CD 2:
      01)   Love Bites
      02)   Jawbreaker
      03)   Grinder
      04)   Metal Gods
      05)   Breaking The Law
      06)   Sinner
      07)   Desert Plains
      08)   Some Heads Are Gonna Roll
      09)   The Sentinel
      10)   Rock Hard Ride Free

CD 3:
      01)   Night Comes Down
      02)   The Hellion
      03)   Electric Eye
      04)   Heavy Duty
      05)   Defenders Of The Faith
      06)   Freewheel Burning
      07)   Victim of Changes
      08)   The Green Manalish
      09)   Living After Midnight
      10)   Hell Bent For Leather
      11)   You´ve Got Another Thing Coming