segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

George Michael and Queen with Lisa Stansfield – Five Live (1993):



Por Davi Pascale

Ontem à noite, em pleno Natal, recebemos uma das notícias mais tristes do ano. O astro pop George Michael morreu aos 53 anos. A causa da morte não foi revelada. E, infelizmente, pode ter sido qualquer coisa. O cantor tinha histórico de vida desregrada com aventuras sexuais, bebidas e drogas. Entretanto, nada disso tira seu valor e seu inegável talento na música. George foi um dos artistas pop que ganharam a admiração dos roqueiros. Tanto entre os ouvintes, quanto entre os músicos. Não poderíamos deixar de fazer nossa homenagem ao rapaz.

Considero Listen Without Prejudice sua grande obra-prima, contudo, para aqueles que não estão muito acostumados com a sonoridade pop ou que questionam seus dotes vocais, esse EP acaba sendo uma grande porta de entrada. Em 19 de Abril de 1993 chegava às lojas Five Live. Disco muito aguardado entre muitos pois, finalmente, seria lançado oficialmente sua tão falada participação no show tributo ao Freddie Mercury.

O concerto foi realizado em 20 de Abril de 1992. Aproximadamente, 5 meses após a morte do emblemático cantor do Queen. Grandes nomes do rock e do pop celebraram a obra de Freddie Mercury em uma histórica apresentação no Wembley Stadium. Entre eles; Axl Rose, Metallica, Extreme, Annie Lennox, Seal, mas quem chamou a atenção mesmo foi George Michael. Contando apenas com 29 anos nas costas, o cantor optou por interpretar “Somebody To Love”, uma faixa extremamente difícil e, mesmo assim, brilhou no evento. Além de ser super afinado, conseguiu reproduzir o dificílimo falsete no fim da canção.

Era comum em determinado momento do show rolarem alguns duetos. O cantor britânico dividiu os microfones com a cantora Lisa Stansfield em “These Are The Days Of Our Lives”. Mais uma vez, funcionou incrivelmente bem. Ambas as versões, entraram no CD. No dia, ainda teve mais uma que ficou de fora, “39”, originalmente cantada por Brian May. Quem sabe não lançam um dia?

Em 1991, George Michael lançou sua turnê Cover to Cover, onde misturava canções de seu repertório com suas músicas preferidas. A turnê passou pelo Brasil, como parte da segunda edição do Rock In Rio. O EP foi concluído com 3 faixas dessa turnê. De quando ele se apresentou no mesmo Wembley Stadium, mais precisamente no dia 22 de Março de 1991. As escolhidas da vez foram “Killer” (Adamski), “Papa Was a Rolling Stone” (Temptations) e “Calling You”, trilha sonora do filme Bagddad Café. O medley de “Killer/Papa Was a Rolling Stone” ganhou uma versão editada e foi transformada em um single de bastante sucesso.

Five Live teve grande repercussão e conseguiu atingir a marca de 5.000.000 de discos vendidos. Nenhum músico viu um tostão sequer. Todo o dinheiro arrecadado com as vendas desse material foi destinado à Mercury Phoenix Trust, entidade criada pelos músicos do Queen para ajudar no combate à Aids.

Algumas edições receberam uma sexta faixa, “Dear Friends”. A música já era conhecida entre os fãs do Queen, faz parte do clássico Sheer Heart Attack, e acredito que tenha entrado aqui pela mensagem da letra. A versão era a mesma.

Em relação ao George Michael... É inegável seu talento, uma das vozes mais afinadas, além de ser um artista extremamente versátil, com arranjos de uma qualidade ímpar. Também é inegável a influência que tinha no mundo da música. Entre seus admiradores estavam gente do porte de Elton John, Paul McCartney, Paul Stanley, Queen... Esqueça esses posts do tipo ‘gênio coisa nenhuma’, ‘agora todo mundo é fã’ e outras babaquices e dê uma chance à um dos grandes talentos do universo pop. Agora não é hora de diminuir o trabalho do cara. Pelo contrário, é hora de celebrar sua arte...

Nota: 10,0 / 10,0
Status: Excelente

Faixas:
      01)   Somebody to Love
      02)   Killer
      03)   Papa Was a Rollin´ Stone
      04)   These Are The Days of Our Lives with Lisa Stansfield
      05)   Calling You 
      06)   Dear Friends