quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Malta – Nova Era (2015):





Por Davi Pascale

Banda vencedora do reality Superstar chega ao seu esperado segundo disco.  Apesar de conter uma parceria com o cantor Edu Falaschi (Angra, Almah), velha fórmula é mantida.

O grupo Malta conquistou seu espaço na música brasileira ao vencerem a primeira edição do Superstar. Contrariando a expectativa, venderam 280.000 cópias em uma época onde a venda de CDs está cada vez menor e grandes nomes da música brasileira suam para conseguirem uma prensagem maior do que 10.000. Sempre que ocorre de alguém vender mais do que o esperado, cria-se uma grande expectativa para ver o que o grupo vai aprontar a seguir. No mercado internacional, espera-se que o artista se renove. No Brasil, espera-se que o artista não inove. E essa é exatamente a postura do Malta sem seu segundo trabalho.

Nova Era não traz grandes mudanças na sonoridade da banda. O vocalista Bruno Boncini continua escrevendo a maior parte do material. As letras continuam com uma pegada romântica. Os arranjos continuam com as mesmas influências. A estrutura é a mesma: 9 baladas roqueiras, 2 músicas um pouco mais pesadas.

Muitos acreditavam que o debut tinha uma pegada mais comercial por conta do sucesso do programa, mas essa parece ser mesmo a jogada dos garotos. Se você se empolgou ao saber que o Edu Falaschi havia escrito uma música junto com a banda e estava esperando que o grupo viesse com uma pegada mais roqueira, com mais guitarras, mais atitude, passe longe. Se você também curte uma pegada mais radiofônica e gostou de Supernova, vai fundo.

Grupo mantém pegada pop em seu novo disco

“Nada se Compara” e “Pensa Em Mim” começam com piano e voz, assim como “Memórias”, “Baby” e “Tudo Outra Vez”. Assim como o trabalho anterior, há várias canções com voz/violão predominando como “Miragem”, “Dona da Voz” e “Nada Mais”. Aquela sonoridade Daughtry/Nickelback persiste. Os momentos mais roqueiros ficam por conta de “Todo o Mal” e “Mais Do Que Ontem”. Quanto à tão falada composição realizada ao lado do Edu? A faixa (“Sou Eu”) é excelente, mas é uma balada romântica, me recordou aquelas baladas que os artistas fazem para os desenhos da Disney. Começo lento, cresce depois, refrão fácil de memorizar e orquestração por trás. Não estou tirando sarro. Só uma referência mesmo. Até porque gosto de algumas dessas músicas.

O disco foi feito para agradar seus velhos fãs, não há uma preocupação em se reciclar, de explorar novos territórios, ampliar seus seguidores. Tudo foi pensado por A+B. O álbum, mais uma vez, é bem produzido, bem tocado, bem cantado, mas como já disse, só é recomendado para quem curte uma sonoridade mais comercial, mais radiofônica. Se você já é um fã da Malta, curtirá o novo trabalho. Se você não vai com a cara deles, não vai ser com esse disco que mudará de idéia.

Nota: 7,0 / 10,0
Status: Comercial

Faixas:
      01)   Lá Fora
      02)   Dona da Voz
      03)   Nada Se Compara
      04)   Miragem
      05)   Cinderela
      06)   Nada Mais
      07)   Tudo O Que Sei
      08)   Todo o Mal
      09)   Pensa Em Mim
      10)   Mais Do Que Eu Gosto
      11)   Sou Eu