domingo, 7 de maio de 2017

Fernanda Abreu – Bourbon Street 05/05/2017:



Por Davi Pascale
Foto extraída da página do Facebook Fernanda Abreu Fã-Clube
(obs: não consegui localizar o nome do fotógrafo para dar o devido crédito)

A eterna garota sangue bom retornou à São Paulo na última sexta para mais uma contagiante apresentação no Bourbon Street, tradicional e cultuada casa de shows de São Paulo. Ao contrário de diversos artistas de sua geração, Fernanda não se prende ao passado. Com novo disco nas costas, apresenta set repleto de novidades.

Amor Geral marca o retorno de Fernandinha aos estúdios, depois de um hiato de 12 anos. Nos shows, algumas mudanças. “A Noite” agora aparece dentro de um medley com canções de seu álbum de estreia Sla Radical Dance Disco Club. Hits como “Jack Soul Brasileiro” e “Um Amor, Um Lugar” caíram. Músicas como “Eu Vou Torcer” e “Bidolibido” retornaram.

Com aproximadamente 15 minutos de atraso, a musa carioca surgiu no palco com o sampler de “Amor Geral” enquanto apresentava um numero de coreografia, antes de emendar em “Outro Sim”, primeira faixa de trabalho do seu novo álbum. Aos 55 anos de idade, impressiona com ótima forma física, voz em dia e uma energia fora do comum. Quem não conhece sua trajetória, dá uns 15 anos a menos para a cantora.

Seu novo álbum foi bem explorado. Canções como “Deliciosamente”, “Double Love”, “Saber Chegar” e “Tambor”, responsável por fechar a primeira parte do show, demonstraram força ao vivo e foram bem recebidas pela plateia.

Isso não quer dizer que seu passado foi esquecido. Durante a apresentação, todos os seus discos foram lembrados. “Você Pra Mim” aparece logo no inicio relembrando seu debut. “Jorge de Capadócia” e “Rio 40 Graus” retomam os dias de Sla 2 Be Sample. “Veneno da Lata”, “Garota Sangue Bom” e “Brasil é o País do Suingue” celebram o clássico Da Lata. “Kátia Flávia” e “Bloco Rap Rio” recorrem ao emblemático Raio X. “Baile da Pesada” revive os tempos de Entidade Urbana, enquanto as já citadas “Eu Vou Torcer” e “Bidolibido” marcam os tempos de Na Paz.

Dona de um carisma fora do comum, é difícil tirar os olhos dela durante o espetáculo. A banda que a acompanha é excelente, onde vale destacar as performances de Tuto Ferraz (baterista e namorado da cantora), além de seu fiel escudeiro Fernando Vidal. Para quem não sabe, o guitarrista está com ela desde 1988.

Fernanda fala pouco, mas quando faz, passa o recado. Avisa sobre o lançamento dos discos nas plataformas digitais, relembra a importância de “Veneno da Lata” e dispara críticas contra o atual governo e contra a situação atual do Rio de Janeiro. “Essa próxima música, escrevi com Fausto Fawcett em 1992, mas poderia ter escrito hoje”, manda antes de “Rio 40 Graus”.

Com som bem equalizado e show muito bem desenvolvido, a artista animou os fãs e deixou uma ótima impressão entre aqueles que decidiram encarar a noite fria de São Paulo para matar as saudades dessa grande artista.