domingo, 22 de junho de 2014

Pantera – Far Beyond Driven Deluxe Edition (2014):





Por Davi Pascale
 
Phil Anselmo, Rex Brown, Dimebag Darrel e Vinnie Paul formavam uma das últimas grandes bandas da cena heavy. Havia uma grande expectativa em torno desse álbum. Esse disco foi um choque do início ao fim. Várias surpresas marcaram esse lançamento. Desde a arte original, que foi censurada e recolhida das lojas, passando pela sonoridade agressiva em (quase) todo o álbum até o inusitado cover do Black Sabbath, “Planet Caravan”. Cowboys From Hell e Vulgar Display of Power haviam levado o grupo à outro nível, não apenas em termos técnicos, mas também em popularidade. Far Beyond Driven era a prova de fogo. Tinham que provar que haviam vindo para ficar. E conseguiram!

Com a popularidade crescente e uma forte cena de rock dominando as paradas, todos imaginavam que o grupo do Texas faria um álbum pesado, porém com um pé no mainstream. Assim, como vinham fazendo grandes nomes do metal, na ocasião. Poderíamos citar como exemplo Countdown to Extinction (Megadeth), Black Album (Metallica) e até mesmo No More Tears (Ozzy Osbourne). Hoje, álbuns clássicos, mas que na época muita gente reclamou. O que recebemos foi exatamente o oposto. O álbum mais pesado do Pantera até então. E deu certo!

Contrariando os executivos, o disco atingiu o primeiro posto das paradas da Billboard, despencando, inclusive, os queridinhos da vez e hoje esquecidos, Ace of Base. Dois vídeos foram parar na MTV: “5 Minutes Alone” e “I´m Broken”. Esse último, fez enorme sucesso. Lembro de assistir ele nesses programas com paradas de videoclipes como Top 20 Brasil e Disk MTV. Seriam uma espécie de TVZ da MTV, na ocasião. Aliás, não eram o único grupo de metal a quebrar a barreira e ir além do Furia Metal (nosso Headbanger´s Ball). Eta tempinho bom...

Banda atingiu primeiro lugar da Billboard com o que era, ate então, seu trabalho mais pesado

Logo nas primeiras faixas, as fantásticas “Strength Beyond Strength” e “Becoming”, já demonstravam que não estavam para brincadeira. O peso que tiram é impressionante. Isso, sem falar no criativo trabalho de guitarra do saudoso Dimebag, da bateria quebrada e agressiva de Vinnie Paul e dos vocais urrados, porém inteligíveis, de Phil Anselmo. Aliás, esse era um diferencial legal. Mesmo quando cantava urrado, conseguíamos entender o que Phil estava cantando, ao contrário de vários vocalistas guturais, onde precisamos ler o encarte para entender o que o cara está gritando. Anselmo, aliás, é um cantor bem completo. Consegue cantar bem tanto com vocal limpo quanto com vocal mais rasgadão. Quem já ouviu o álbum Cowboys From Hell conhece bem o outro lado do rapaz.

As grandes surpresas ficam por conta da experimental “Good Friends and a Bottle of Pills” e da balada psicodélica “Planet Caravan”. O cover do Sabbath foge um pouco da proposta do disco, mas na verdade, não foi gravada com a intenção de concluir o trabalho. A faixa foi gravada para o lançamento do álbum tributo Nativity in Black, que estava sendo trabalhado na mesma época e a gravadora pediu que a incluíssem no CD. Muitos estranharam a escolha da canção, do mesmo modo. Em recente entrevista à revista Rolling Stone, Phil Anselmo explicou: “É a minha canção favorita do Sabbath. O legal do Pantera é que aqueles malucos são talentosos. Poderíamos gravar um country e soaríamos autêntico. Éramos a banda perfeita para interpretá-la. Para fazer algo especial”.

Arte original foi censurada

Nessa reedição, além do disco original, temos uma apresentação da quarenta minutos no festival de Donnington, 3 meses após o disco ir às lojas. Durante o set curto, apresentam 3 novas faixas e interpretam 6 clássicos. Mesmo com a complexidade dos arranjos, os caras impressionavam. Eram bons de palco. A energia do show é contagiante e nos faz lamentar não termos mais o grupo para curtir. E, pior do que isso, saber que não há chances de retorno. Só lamento que não tenham ressuscitado a arte original, banida na época por ter sido considerada muito violenta (tudo bem, tem no encarte interno, mas gostaria de ter visto estampada na embalagem deluxe mesmo) e não tenham incluído “The Badge”, bônus da edição japonesa. Daí, sim, teríamos a edição definitiva...

Nota: 9,0/10,0
Status: Essencial

Faixas:
CD 1:
      01)   Strength Beyond Strength
      02)   Becoming
      03)   5 Minutes Alone
      04)   I´m Broken
      05)   Good Friends And a Bottle of Pills
      06)   Hard Lines, Sunken Cheeks
      07)   Slaughtered
      08)   25 Years
      09)   Shedding Skin
      10)   Use My Third Arm
      11)   Throes of Rejection
      12)   Planet Caravan 

CD 2 (Live From Donnington):
      01)   Use My Third Arm
      02)   Walk
      03)   Strength Beyond Strength
      04)   Domination / Hollow
      05)   Slaughtered
      06)   Fucking Hostile
      07)   This Love
      08)   Mouth For War
      09)   Cowboys From Hell