domingo, 15 de fevereiro de 2015

Triosphere – The Heart of the Matter (2014)

Por Rafael Menegueti

Triosphere - The Heart of the Matter

Hoje aproveito para apresentar uma grande banda ainda sem repercussão aqui no Brasil. O Triosphere é um quarteto norueguês de power/progressive metal que faz um som de extrema qualidade. O grupo tem três álbuns lançados, sendo o mais recente “The Heart of Matter”, lançado em novembro de 2014, e do qual irei falar agora.

A banda mostra um som potente, clássico e coeso. Dos vocais fortes e cheios de personalidade de Ida Haukland (que também é a baixista), às guitarras com excelente qualidade técnica e com a paixão merecida pra fazer rock desse tipo, da dupla Marius Bergesen e T.O. Byberg, o disco é uma verdadeira obra prima. Tudo que torna o metal um estilo tão apaixonante se encontra na formula do som desse grupo.

Começando com a empolgante “My Fortress”, a banda destila uma sequencia arrasadora de faixas dignas do gênero. Os vocais de Ida são impressionantes nesse disco no que diz respeito à técnica e imposição. Ela mostra que sabe o tempo certo de elevar sua voz e quando deve ser mais contida. Influências claras de Judas Priest, Black Sabbath, Dio e Iron Maiden são bem perceptíveis.

Os membros do Triosphere
Os riffs são matadores, velozes em certos momentos e cadenciados em outros, e os solos são excelentes e técnicos. “Steel Away the Light” e “The Sentinel” são exemplos que mostram bem esses momentos. Em “Breathless” a banda mostra um som mais melódico. “The Heart of Dominion” é um dos destaques do disco, com um belo estilo clássico. “Relentless” se aproxima da agressividade do thrash metal com riff acelerado e traz os vocais ao estilo Rob Halford. “Remedy” é enérgica e empolgante. O disco encerra com outra boa porrada, “Storyteller”, e com a suave “Virgin Ground”, com arranjos que misturam dedilhados na guitarra com um toque sinfônico de violoncelos e piano.

“The Heart of the Matter” é um disco perfeito do inicio ao fim. Bem produzido, com faixas que remetem ao melhor do gênero e potencial para agradar ao público mais antigo e o mais novo. É uma experiência altamente recomendada para qualquer um que realmente se considere um roqueiro ou headbanger de verdade.


Nota: 10/10
Status: Sensacional

Faixas:
1. "My Fortress"               
2. "Steal Away the Light"              
3. "The Sentinel"              
4. "Breathless"                  
5. "Departure"                  
6. "The Heart's Dominion"           
7. "As I Call"        
8. "Relentless"                  
9. "The Sphere"                
10. "Remedy"   
11. "Storyteller"                
12. "Virgin Ground"