quinta-feira, 14 de abril de 2016

Silverchair – Frogstomp 20th Anniversary Deluxe Edition (2015):



Por Davi Pascale

De volta à era do grunge. Quem viveu os anos 90, não esquece. A cada dia surgia uma nova banda. Quase sempre com as mesmas características. Músicas com poucos acordes, atitude no palco, bastante distorção, maior aproximação do público. Quando o trio da Australia ganhou as rádios, o estilo já havia se espalhado. Artistas como Nirvana, Pearl Jam, Soundgarden, Alice In Chains, Smashing Pumpkins, Hole, L7, já eram nomes mais do que conhecidos da juventude.

Os garotos do Silverchair vieram meio que nessa onda. Na verdade, eles vieram em uma segunda leva, já levando o título de post-grunge. Eram literalmente garotos quando atingiram o estrelato. Todos em torno de 15, 16 anos de idade. A imprensa se dirigia à eles como o Nirvana de pijamas. Pior que tinha a ver. Assim como o grupo de Aberdeen, eram um trio com um guitarrista/cantor loiro com cabelo escorrido no rosto e um cabeludo que socava a bateria no fundo do palco. Além disso, faziam músicas alternando momentos limpos com momentos sujos. A comparação era inevitável.

Frogstomp despontou depois que os clipes de “Tomorrow” e “Israel´s Son” entraram nas paradas da MTV. A principal fonte de informação dos jovens na época. Não demorou muito e os meninos ganharam respeito. Provaram não serem uma armação de gravadora. Todas as faixas do disco foram compostas pelo guitarrista Daniel Johns e pelo baterista Ben Gillies. As performances ao vivo eram boas e honestas. Isso pode ser comprovado no show do Cambridge, incluído nesse pacote em CD e DVD.

São apenas 5 músicas, mas é o suficiente para ver que os rapazes eram realmente talentosos. Gillies, nessa época, era o melhor músico da banda. Tocava com vontade, tinha uma puta pegada. Daniel Johns era um cantor ok – não decepcionava, mas dava umas escorregadas. Chris Joannon era seguro. A apresentação é bem bacana de assistir. Pesado e bem entrosados. Apresentam aqui; a rara “Blind”, a instrumental “Madman”, o lado B “Faultline” e os hits “Pure Massacre” e “Tomrorrow”. Meia hora de pura nostalgia. No DVD há ainda uma (boa) performance ao vivo de “Israel´s Son”, além dos três clipes do disco (“Tomorrow”, “Israel´s Son” e “Pure Massacre”).

Debut do grupo volta às lojas repleto de material inédito da época

O debut dos meninos é bem sólido e sobreviveu à prova do tempo. Não considero seu melhor trabalho, sempre gostei mais de Freakshow e Neon Ballroom, mas o disco é bem bacana. Lembro que comprei meu CD na época, depois de assistir ao clipe de “Israel´s Son” no Disk MTV. Foi muito bacana voltar à ele tantos anos depois. O Silverchair é uma banda que foi mudando de sonoridade com o passar dos anos, mas seu debut era grunge puro. Eram uma feliz mistura entre Nirvana e Pearl Jam. Apesar da fama de Nirvana de pijamas, o estilo vocal de Daniel sempre me lembrou mais o Eddie Vedder do que o Kurt Cobain. Os grandes destaques ficam por conta de “Israel´s Son”, “Pure Massacre”, “Leave Me Alone”, “Suicidal Dream” e “Cicada”.

No álbum de raridades, além das 5 músicas ao vivo, temos o raro EP Tomorrow. O primeiro lançamento do trio. A versão de “Tomorrow” não é a mesma do disco, mas é bem similar. A mesma linha vocal, mesma construção. Ouvindo com atenção, contudo, notamos algumas diferenças na guitarra e na voz. “Acid Rain” traz um riff bem no pique de “Even Flow”. Inacreditável ter ficado de fora do Frogstomp. Acho ela mais forte do que “Shade”, por exemplo. A faixa seguinte, “Blind”, é manjada entre os fãs mais fiéis. Além de ter sido lançada no vinil da época, a música fez parte da coletânea The Best Of Volume 1. “Stoned” é mais uma que remete aos anos iniciais do grupo de Eddie Vedder. Há ainda uma versão cantada de “Madman”. Interessante, mas prefiro a instrumental mesmo.

A versão de aniversário de Frogstomp já foi lançada no Brasil. É possível encontra-la nas megastores da vida. Para quem é fã do grupo ou da cena da época, o lançamento é um prato cheio. Se você curte esse som, pega que vale a pena.

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Nostálgico

CD 01:
      01)   Israel´s Son
      02)   Tomorrow
      03)   Faultline
      04)   Pure Massacre
      05)   Shade
      06)   Leave Me Out
      07)   Suicidal Dream
      08)   Madman
      09)   Undecided
      10)   Cicada
      11)   Findaway

CD 02:
      01)   Tomorrow
      02)   Acid Rain
      03)   Blind (Life)
      04)   Stoned
      05)   Madman (Vocal Version)
      06)   Madman (Live At The Cambridge)
      07)   Blind (Live At The Cambridge)
      08)   Tomorrow (Live At The Cambridge)
      09)   Faultine (Live At The Cambridge)
      10)   Pure Massacre (Live At The Cambridge)

DVD:
      01)   Madman (Live At The Cambridge)
      02)   Blind (Live At The Cambridge)
      03)   Tomorrow (Live At The Cambridge)
      04)   Faultine (Live At The Cambridge)
      05)   Pure Massacre (Live At The Cambridge)
      06)   Israel´s Son (Live From The Easter Show)
      07)   Tomorrow (Us Video)
      08)   Pure Massacre (Australian Video) 
      09)   Israel´s Son (Video)