terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Música comentada: Stone Temple Pilots – Plush

Por Rafael Menegueti

Stone Temple Pilots
Na semana passada o rock perdeu mais um grande nome. Scott Weiland foi encontrado morto em seu ônibus de turnê, em Bloomington, Minessota, pouco antes de mais uma apresentação que o músico faria com sua nova banda, The Wildabouts. A exata causa de sua morte ainda não foi revelada. Scott fez historia no rock alternativo dos anos 90 com o Stone Temple Pilots, e nos anos 2000 com o Velvet Revolver, ao lado de ex-integrantes do Guns ‘N Roses. No entanto, seu histórico de abuso de drogas e álcool era tão notório quanto seu talento.

Como o Stone Temple Pilots é uma das minhas bandas favoritas dos anos 90, e foi onde Scott surgiu e se tornou um fenômeno, hoje falaremos sobre o primeiro grande hit, talvez o maior até, dessa banda. Trata-se da faixa “Plush”, segundo single lançado para divulgar o álbum de estreia do grupo californiano, “Core”, que chegou às lojas em 1992.

A música foi escrita pela banda em conjunto, mas com o baixista da banda, Robert DeLeo, dando a ideia inicial e com Scott e o baterista Eric Kretz completando. Enquanto Robert compôs a música, criando uma sequencia de acordes cuja estrutura era inspirada em um estilo musical do início do século XX chamado ragtime, Scott e Eric foram os responsáveis por criar a letra da canção. Nela, os rapazes fizeram uso de uma historia que acabaram de ver em um noticiário para criar uma metáfora sobre um relacionamento obsessivo que fracassa. A noticia que serviu de base falava de uma jovem desaparecida que foi encontrada morta pelas autoridades de San Diego, cidade onde os membros viviam.

Curiosamente, uma versão muito popular da musica é a versão acústica apresentada em um programa da MTV americana no final de 1992. Scott e o baixista DeLeo haviam ingerido algumas pílulas que deveria ajudar eles a dormirem durante o voo até Nova Iorque, mas o efeito acabou deixando eles mais zonzos do que o previsto. E assim mesmo eles acabaram se apresentando na MTV, o que deu a performance um ar mais relaxado. Essa versão acabou fazendo muito sucesso nas rádios e elevou as vendas do disco, que até então havia sido desdenhado pela crítica que achava a banda muito genérica ao grunge. Essa impressão, no entanto, logo desapareceu e a banda passou a ser admirada como devia.


And I feel that time's a wasted go
So where are you going to tomorrow?
And I see that these are lies to come
So would you even care?

And I feel it
And I feel it

Where are you going for tomorrow?
Where are you goin' with that mask I found?
And I feel, and I feel
When the dogs begin to smell her
Will she smell alone?

And I feel, so much depends on the weather
So is it raining in your bedroom?
And I see that these are the eyes of disarray
Would you even care?

And I feel it
And she feels it

When the dogs do find her
Got time, time, to wait for tomorrow
To find it

E eu sinto que esse tempo foi desperdiçado
Então aonde você vai amanhã
E eu vejo que tem mentiras a surgir
Você poderia ao menos se importar

E eu sinto isso
E eu sinto isso

Aonde você vai amanhã
Aonde você vai amanhã com aquela máscara que eu encontrei?
E eu sinto, e eu sinto
Quando os cachorros começam a cheira-lá
Ela cheirará sozinha?

E eu sinto, muito depende do clima
Então está chovendo no seu quarto?
E eu vejo que esses são os olhos da confusão
Você poderia ao menos se importar

E eu sinto isso
E ela sente isso

Quando os cachorros realmente a acharem
Consiga tempo, tempo, para esperar por amanhã
Para encontrar isso