terça-feira, 21 de julho de 2015

Bula - Não Estamos Sozinhos (2015)

Por Rafael Menegueti

Bula - Não estamos Sozinhos
Quando Chorão morreu, em 2013, chegou ao fim uma das bandas mais influêntes da geração do rock atual. Do que ficou do Charlie Brown Jr. surgiu A Banca, banda que trazia Champignon nos vocais e tentava manter viva a essência do trabalho e das composições de Chorão. Mas não durou muito. Seis meses depois de Chorão, foi a vez de Champignon nos deixar, e com isso o projeto acabou deixado de lado. Enquanto tentavam se recuperar da segunda perda trágica, os ex-companheiros de Charlie Brown Marcão (voz e guitarra) e Pinguim (bateria) se uniram a Lena Papini (baixo) e formaram um novo grupo: o Bula.

O nome e a ideia da banda vem exatamente da união. Bula vem de bula pontíficia, que é um lacre feito com metal usado em documentos religiosos (a ilustração da capa faz referencia a isso também). O uso desse nome dá a ideia de uma banda lacrada, fechada na união entre seus membros. Diferente da Banca, o Bula não busca viver e prosseguir o legado do Charlie Brown Jr., mas sim trazer músicas novas e seguir em frente com um som próprio.

O power trio Bula
Apesar disso, a fórmula é quase a mesma da banda consagrada que a originou. As músicas têm a pegada e temática próximas do que foi o Charlie Brown Jr. O trio usa uma boa mistura de rock pra cima, com jovialidade e arranjos que em muito lembram o estilo próprio que popularizou o Charlie Brown entre o final da década de 90 e começo dos anos 2000. O estilo das letras também é bem parecido. Honestamente eu não era tão fã das letras do Charlie Brown Jr. (sempre achei o forte deles a parte instrumental), mas é perceptível que Marcão, que compôs as canções desse trabalho, tem uma boa noção pra criar versos cativantes.

As boas vibrações que o disco tenta trazer são a grande arma para esse disco dar certo. Musicalmente, não há o dizer dos músicos. Continuam mostrando competência, como faziam nos projetos anteriores. Marcão é um bom guitarrista e não decepciona nos vocais, enquanto Lena mostra ótima técnica em suas linhas de baixo, que se destacam nas canções. As faixas prometem agradar muito aos fãs que migraram com eles do Charlie Brown para esse novo projeto. Algumas das melhores são “Duas caras”, “Armas de Lado”, “Isqueiro”, “Dilemas” e “Bilhetes de Ida”.

A proximidade com o estilo de composições de Chorão fica ainda mais evidente em canções como “O Sol Dela Brilhou”, “Voar Com Você” e “Não Estamos Sozinhos”, sendo a última uma boa referencia às misturas com hip-hop que Chorão gostava de inserir em suas canções. Sem falar na faixa “Ela Nasceu Pra Mim”, composta pelo próprio e que seria usada em um futuro disco do Charlie Brown Jr. O que mostra que, embora eles busquem se firmar como uma banda nova, muito do que eles fizeram por anos continuará seguindo eles nesse novo projeto. No caso, repetir a fórmula que sempre fez sucesso e agradou os fãs, mas em novas composições, não se mostrou um erro como poderia parecer.



Nota: 8/10
Status: Pra cima

Faixas:
01 - Duas Caras
02 - Doses Gigantes
03 - O Sol Dela Brilhou
04 - Armas De Lado
05 - O Preço De Ser Diferente
06 - Ela Nasceu Pra Mim
07 - Isqueiros
08 - Dilemas
09 - Só Na Contabilidade
10 - Em Algum Lugar
11 - Voar Com Você
12 - Bilhetes De Ida

13 - Não Estamos Sozinhos