quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Billy Joe + Norah: Foreverly (2013)




Por Davi Pascale

Acaba de chegar ao mercado um trabalho extremamente inusitado, porém, muito bacana. O álbum que Billy Joe Armstrong e Norah Jones fizeram juntos. Aposto que você deve estar se perguntando: o que é esse CD? Quem são esses dois? E o que esse disco tem de tão especial? Vamos às explicações...


Billy Joe ganhou fama na década de 90, ao lado do Green Day. Eles e o Offspring lideravam a cena punk rock californiana. Smash e Dookie são discos que rolavam sem parar no cd player dos adolescentes da época. O sucesso desses grupos despertou o interesse da nova geração na cena punk que acabou resultando com uma retomada do Bad Religion – que invadiu as rádios com músicas como “Walk”, “21st Century Digital Boy” e “Infected” – e a volta do lendário Sex Pistols à ativa.


Norah Jones, de outro lado, roubou a cena com seu álbum de estréia, Come Away With Me, em 2003. Esse CD rendeu nada mais, nada menos do que 8 Grammys à cantora. Filha do músico indiano Ravi Shankar (um dos grandes ídolos do beatle George Harrison), ficou conhecida por fazer um som mais suave flertando elementos do jazz, do country e do blues.


Trabalho mostra nova faceta do cantor do Green Day
 
O que esses dois têm em comum? Nada! E é exatamente esse elemento que torna o disco tão atraente. Em termos gerais, a sonoridade de Foreverly está infinitamente mais próxima da realidade de Norah do que a realidade de Billy. Agora... o mais impressionante de tudo é que o projeto nasceu na cabeça dele. É muito louco imaginar isso porque não há nada que nos remeta ao seu grupo. Não há baterista descendo a mão, não há guitarras com distorções, nem letras sarcásticas.


Foreverly é uma releitura de um álbum do Everly Brothers, Songs Our Daddy Taught to Us, o segundo do duo norte-americano. Os rapazes fizeram muito sucesso nos anos 50 com músicas como “Wake Up Little Susie” e “Bye Bye Love”. Nesse disco, passeavam entre o folk e o country. As letras falavam de temas variados, porém, mais sombrios. A experiência de ser preso, amor perdido e até mesmo morte. Era uma homenagem deles ao Tennessee. Billy Joe, descobriu esse disco 2 anos atrás, se encantou com o conceito e decidiu regravá-lo. Mas, precisava de um segundo vocal. Sua esposa Adrienne sugeriu Norah Jones e ele acatou a idéia. Norah ficou responsável por interpretar as partes mais agudas, originalmente cantadas por Phillip ‘Phil’ Everly, enquanto o cantor do Green Day ficou responsável por cantar as partes de Don Everly.

Capa do disco homenageado
 

Embora tenham tido essa preocupação com a parte vocal, eles não se preocuparam em manter os arranjos originais. O vinil lançado na época tinha apenas violão e vocal. A nova dupla foi mais além. Acrescentaram novos instrumentos, deram uma modernizada no som. Está com uma cara que é retro, mas ao mesmo tempo moderna. Não é aquela sonoridade típica anos 50. Em alguns momentos lembra um pouco o álbum Feels Like Home da própria Norah Jones. Não deixa de ser uma sacada legal já que boa parte da juventude gosta desse som. É um modo de transportá-los à década de ouro. Um feito e tanto para quem gravou o álbum em apenas 9 dias! A ordem das canções foi pouca coisa alterada.


É engraçado ouvir Billy Joe Armstrong cantando de maneira mais suave, mais contida. Muitos artistas quando tentam fazer algo muito distante daquilo que estão acostumado acabam quebrando a cara, mas o rapaz se saiu bem. O disco é curto – próximo de 40 minutos – e muito agradável, mas para apreciá-lo será necessário o ouvinte se distanciar do punk rock que seu público tanto espera. E aí? Será que você consegue?


Nota: 08/10
Status: Muito bom

      Faixas: 
      01.   Roving Gambler
      02.   Long Time Gone
      03.   Lightning Express
      04.   Silver Haired Daddy of Mine
      05.   Down In The Willow Garden
      06.   Who´s Gonna Shoe Your Pretty Little Feet?
      07.   Oh So Many Years
      08.   Barbara Allen
      09.   Rockin´ Alone (In An Old Rockin´ Chair)
      10.   I´m Here To Get My Baby Out Of Jail
      11.   Kentucky
      12.   Put My Little Shoes Away