segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Imperial State Electric – Pop War (2012):



Por Davi Pascale

Lançado em 2012, segundo álbum do grupo mantinha pegada setentista. Banda se demonstra uma sequencia logica do The Hellacopters.

Lendo o título e olhando a capa, parece que Nicke Andersson declarou guerra à música pop. Na verdade, não. Os arranjos diretos, as melodias cativantes, a pegada comercial, seguem todas aqui intactas. Conforme já esperado, a referência de anos 70 fala alto. Algo perceptível do início ao fim.

Na real, assim como Dave Ghrol, Nicke é um musico que ataca em diferentes territórios e sempre fez com competência. Já fez heavy metal com o Entombed, soul music com o The Solution, mas foi mesmo o seu trabalho com o The Hellacopters que deu um pouco mais de projeção ao rapaz. E parece seguir a mesma logica nesse grupo.

A influência de Kiss continua falando alto. Na faixa “Sheltered In The Sand”, torna-se descarado. É nítido que se inspirou em “Wouldn´t You Like To Know Me” para compor o arranjo.  A pegada glam rock aparece com tudo na faixa de introdução “Uh-Hu”, com direito até à algumas palmas, remetendo um pouco ao T-Rex ou ao Mott The Hoople. E, de certa forma, em “Walter For Vincent”. A faixa é meio que uma balada, mas carrega um ‘q’ de Alice Cooper por trás.

Algo muito curioso é a duração das faixas. Apenas 2 delas passam dos 4 minutos. A maioria fica entre 2 e 3 minutos. A faixa de abertura não chega à isso, assim como acontece com a pesadinha “Monarchy Madness”. O resultado disso? Um disco bacanérrimo, mas extremamente curto. Por volta de 30 minutos de som.

Os arranjos continuam simples, porém empolgantes. E Nicke continua com seu trabalho vocal característico. O cara não é de ficar abusando, mas cria linhas vocais bem interessantes e tem um timbre de voz extremamente agradável. Se você gostava do trabalho vocal dele no The Hellacopters, não há do que reclamar por aqui. Mesma lógica.

“The Narrow Line” remete ao Slade, enquanto “Enough To Break You Heart” nos lembra muito o Cheap Trick dos tempos de Dream Police. Uma faixa bem bacaninha é a balada “Can´t Seem To Shake It off My Mind”, que traz uma influência forte de Beatles. Parece uma daquelas musicas compostas para grupos como The Rembrandts ou até mesmo a fictícia The Wonders. Essa talvez seja a maior diferença em relação à sua ex-banda, ela também bebe um pouquinho na década de 60, embora os anos 70 sejam realmente sua maior fonte de inspiração. Outro destaque fica por conta da empolgante “Back On Main” com um belo riff de guitarra.

Pop War atesta, mais uma vez, quão bom compositor esse cara é e demonstra uma banda sólida que tem de tudo para se destacar na mídia. Eles não são pesados, mas as faixas são excelentes e extremamente divertidas. Confira!

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Honesto
Faixas:
      01)   Uh Huh
      02)   The Narrow Line
      03)   Can´t Seem To Shaken It Off My Mind
      04)   Back On Main
      05)   Waltz For Vincent
      06)   Sheltered In The Sand
      07)   Empty Hands
      08)   Monarchy Madness
      09)   Deride and Conquer 
      10)   Enough To Break Your Heart