segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

30 anos de Ride The Lightning do Metallica

por Rafael Menegueti

Em 2014 completam-se 30 anos do lançamento do segundo disco do Metallica, o excepcional “Ride The Lightning”. Particularmente o meu álbum favorito da banda (e sei que de muitos outros fãs também), ele foi gravado entre fevereiro e março daquele ano no Sweet Silence Studios, na Dinamarca. O disco chegou as lojas no dia 27 de julho de 1984 e hoje figura entre os 200 albuns essenciais do Rock n’Roll Hall of Fame.

O nome e a capa do disco são uma referencia a uma gíria de presidiários para os condenados à morte. A cadeira elétrica rodeada por raios da capa se tornou uma das imagens mais famosas da banda, e estampa de muitas camisetas. O influente disco ainda tem o extra de ser o ultimo a contar com Dave Mustaine nos créditos das canções, mais especificamente a faixa título e a instrumental “Call of ktulu”.

Os três singles lançados desse disco são grandes sucessos da banda. “Creeping Death” é a música que a banda comumente usa para abrir suas apresentações. “Fade to Black” é uma das melhores baladas do thrash metal (embora em certos momentos ela não seja tão balada assim), e “For Whom The Bell Tolls” atrai um dos maiores coros entre os fãs durante os shows.

O disco ainda faz parte do que os fãs consideram a grande tríade da banda, ao lado da estréia “Kill ‘Em All” e de “Master of Puppets”. Os três álbuns que contam com o ilustre e saudoso baixista Cliff Burton, um dos melhores da historia do metal, e que teve grande participação na criação desses discos. Em “Ride The Lightning” ele simplesmente participou da composição de seis faixas, entre elas os singles.

O Metallica em foto da época
O disco é ainda mais pesado do que seu antecessor, mostra uma banda mais técnica, que sabe o que faz com os instrumentos. Com esse trabalho o Metallica definitivamente se firmou entre as grandes bandas dos anos 80 e começou a mostrar porque seria uma das maiores do mundo. Foi uma das peças essenciais do que viria a ser a explosão do thrash metal em escala mundial naquela década, ao lado de outras grandes bandas como Slayer, Exodus, Anthrax e o Megadeth, do chutado Dave Mustaine.

Por isso esse disco é presença mais do que essencial na coleção dos fãs de metal. Quem não conhece esse trabalho definitivamente está atrasado. Se o Metallica virou o que é hoje, isso não é apenas por conta do sucesso do excelente álbum homônimo, também conhecido como “Black Album”, de 1991. é também porque existiram álbuns antecessores tão ou até mais marcantes do que esse, e “Ride The Lightning” com certeza merece a idolatração que os fãs do Metallica demonstram por ele.