segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Busic – Busic (2016):



Por Davi Pascale

Irmãos Busic lançam nova banda. Álbum de estreia aposta em um hard rock mais simples com letras em português e traz Ivan arriscando um pouco mais nos vocais.

Quem acompanha a cena de rock n roll do Brasil de perto certamente já ouviu falar no Dr. Sin. O trio paulista dividiu palco com inúmeros ícones do rock, emplacou algumas músicas nas rádios, além de ser uma referência direta para 9 entre 10 músicos do nosso país. Infelizmente, o trio chegou ao fim sem ter o reconhecimento que mereciam. Mesmo assim, os músicos não baixam a cabeça. Ivan e Andria acabam de soltar o debut de sua nova banda, Busic.

A ideia de utilizar o sobrenome dos líderes como nome do novo conjunto pode não agradar à algumas pessoas, mas é uma pratica comum. Bon Jovi fez isso, Van Halen fez isso. Então... por que não?

Aqueles que acompanharam o Dr Sin de perto irão encontrar diversas referências do antigo grupo por aqui. Inclusive, no trabalho de guitarra. Não que o cara soe uma cópia, mas algumas passagens são bem a cara do trio. Hard Alexandre faz parte da cena desde os anos 90, tendo passado por grupos como Alligator e Madgator, e suas influencias não são muito diferentes das influencias de Edu Ardanuy. Fissuradaço em Eddie Van Halen e Yngwie Malmsteen, bom já deu para sacar né? Zeca Salgueiro também é macaco velho. Conhecia ele do Mundo Cão. Inclusive, para quem não sabe, o Ivan foi quem gravou a bateria do CD do Mundo Cão. Portanto, colecionadores, corram atrás.

Ivan e Andria lançam nova banda.

Assim como acontecia nos tempos do Dr, Ivan e Andria dobram a voz em diversos versos. Algo que ocorre já na faixa de abertura “Ação e Reação”. Embora as guitarras estejam um pouco mais sujas, o som do grupo está um pouco mais acessível, estão explorando menos quebradas de tempo, por exemplo. Não é muito difícil sacar suas referências. “Eu Acredito em Você” traz um riff de guitarra bem inspirado em “Keep Yourself Alive” (Queen). A introdução de bateria de “O Bom e Velho” remete diretamente à “Everybody Wants Some” (Van Halen). Sem contar na versão em português de “Closer To The Heart” (Rush), aqui com o nome de “Junto Ao Coração”. E... ah, sim, o trabalho de violão de “SOS Amanhã” é Pink Floyd total.

Andria Busic se destaca bastante no álbum, tanto pelo incrível trabalho vocal, quanto pelas sempre criativas linhas de baixo. Ivan está se arriscando um pouco mais nos vocais, provavelmente ganhou um pouco mais de confiança após ver seu álbum solo – Rock And Road – ganhar um ótimo reconhecimento. A que mais gostei, dentre essas onde ele se arrisca mais no vocal, foi “Na Estrada” com uma pegada meio southern nos versos. Outra canção que foge do estilo tradicional dos músicos e achei espetacular foi a balada “Máquina do Tempo” que traz um arranjo bem 50´s.

Quem já curte os trabalhos anteriores dos irmãos – principalmente Dr. Sin e Taffo – pode ir sem medo de ser feliz. Tente ouvir “Perigo” e não se recordar do Dr.... Quem nunca foi atrás, já passou da hora de dar uma chance aos rapazes. Esses caras sempre entregaram trabalho de primeiro nível e não é diferente aqui. Arrisque!

Nota: 8,5 / 10,0
Status: Ótimo

Faixas:
      01)   Ação e Reação
      02)   Fúria Cega
      03)   Só o Tempo Vai Dizer
      04)   Escrava do Medo
      05)   Eu Acredito Em Você
      06)   Na Estrada
      07)   Canção Para Julie
      08)   Cilada
      09)   SOS Amanhã
      10)   Perigo
      11)   Por Trás da Glória
      12)   Máquina do Tempo
      13)   O Bom e o Velho
      14)   Junto Ao Coração (Closer To The Heart) 
      15)   Nossa Terra