terça-feira, 22 de março de 2016

Autoramas – O Futuro dos Autoramas (2016):





Por Davi Pascale

Álbum criado através do sistema de crowdfunding é o primeiro da nova formação. Disco traz EP virtual de 2015, 8 músicas inéditas e muito rrrrock.

A nova formação, quase um supergroup, vem dividindo opinião entre os antigos fãs. Muitos ainda não aceitam a ideia de dois integrantes terem pedido as contas simultaneamente. Mas, ao que tudo indica, foi exatamente isso que rolou. A própria Flavia Couri já deu entrevista dizendo que ela pediu para sair e não houve briga envolvida.

Musicalmente falando, estão em um ótimo momento. Tive a oportunidade de assistir um show deles no ano passado. A banda estava com uma puta energia e os novos músicos casaram como uma luva na sonoridade do grupo. Frederico Castro (o Fred dos Raimundos) trouxe uma dose extra de peso. Érika Martins (ex-cantora do Penélope), além de ser a melhor voz feminina que já passou pelo grupo, trouxe um ar de teatralidade. Melvin (Carbona) tocava com bastante segurança. Sem duvida, atravessam um ótimo momento.

O Futuro dos Autoramas foi criado através do sistema de crowdfunding. Ou seja, com apoio de seus fieis seguidores. Essa galera que contribuiu com o disco (onde estou incluso), deverá receber o material no final de Abril, mas os músicos já disponibilizaram o disco na íntegra nas plataformas digitais. É por essa razão que estou fazendo essa resenha antes do disco chegar às lojas.

As influências do grupo permanecem as mesmas. A sujeira do noise, o pop da Jovem Guarda, a pegada rockabillly, o instrumental meio surf, os covers inusitados. Todas as características principais seguem intactas. Disco muito bem pensado.

A nova formação do Autoramas: Gabriel Thomaz, Erika Martins, Frederico Castro e Melvin

O casal Gabriel Thomaz e Erika Martins (sim, eles são casados) haviam criado um EP virtual pouco tempo atrás. A bateria havia sido gravada pelo Fred (que até então estava acompanhando a Erika em sua carreira-solo). Sendo assim, por que não utilizar o material? As 4 músicas do EP vieram para cá.

“Rolo Compressor” foi lançado originalmente em Modinhas, terceiro álbum solo da Erika. A linha vocal é a mesma, mas o arranjo ganhou uma dose extra de sujeira e experimentação. “Be My Baby” foi gravado originalmente pelas Ronettes, trio pop feminino produzido pelo lendário Phil Spector. Mas, ao contrario do que se pode imaginar, o vocal principal foi gravado pelo Gabriel. A música também ganhou um arranjo mais direto, com umas guitarras distorcidas, bem distante da música original. “A Sua Vinda Até Aqui” e “Demais” trazem uma pegada mais pop. Essa última me levou de volta aos tempos de Buganvilia por conta da linha vocal.

O disco traz ainda 8 gravações inéditas. As 4 primeiras são as melhores do disco. Quem já conferiu o show deles, certamente já ouviu as faixas “Verão”, “O Que Você Quer” e “Quando a Polícia Chegar”. Faixas que tinham de tudo para se tornarem grandes hits, caso ganhasse uma execução nas rádios. “What You Mean To Me” é uma balada onde a dupla divide o vocal, com um arranjo bem sutil, trazendo aquela pegada inocente do rock do início dos anos 60. Repleto de vocalizações, batida simples e direta. Um álbum do Autoramas não seria um álbum do Autoramas sem uma faixa surf instrumental. Aqui temos “Telecatch”, onde Gabriel deixa nítida sua influência de Dick Dale, The Chantays e The Ventures. Para encerrar, temos uma versão bem bacana de “Garotos II”, canção pop do primeiro LP solo do cantor/compositor Leoni (Kid Abelha, Heróis da Resistência). Todo mundo que viveu os anos 90, se lembra desse som.

O Futuro dos Autoramas traz tudo na dose certa. Músicas para sacudir o esqueleto, refrãos fáceis de memorizar e cantar junto, bateria direta e eficiente. A sujeira do noise, o vibrato do surf, a melodia do bubblegum. Quem curte o som dos rapazes pode ir sem medo. A formação mudou, mas a essência segue intacta. 

Nota: 7,5 / 10,0
Status: Consistente

Faixas:
      01)   Quando a Polícia Chegar
      02)   Problema Seu
      03)   Verão
      04)   O Que Que Você Quer
      05)   Demais
      06)   What You Mean To Me
      07)   Rolo Compressor
      08)   Be My Baby
      09)   Jet To The Jungle
      10)   A Sua Vinda Até Aqui
      11)   Telecatch  
      12)   Garotos II – O Outro Lado