quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Nirvana: 5 lados b obrigatórios

Por Rafael Menegueti


Já que 2014 tem se falado muito no Nirvana, acho interessante citar algumas faixas menos conhecidas do grupo. Menos conhecidas, claro, se você não é um fã tão fiel da banda, que busca tudo do grupo. Caso contrário, essas faixas são pra lá de familiares. Isso porque, apesar de não terem figurado em nenhum dos principais discos da banda, elas são importantes e fazem parte da historia do trio. Veja:

Spank Thru

Essa foi uma das primeiras composições de Kurt Cobain, quando ele ainda tinha 18. A faixa foi primeiro gravada na demo do Fecal Matter, mas depois acabou entrando no repertorio do Nirvana. Foi com essa música que Kurt conseguiu convencer Krist Novoselic a montar uma banda com ele. “Spank Thru” era constantemente tocada nos shows do Nirvana, apesar de nunca ter entrado em nenhum dos álbuns de estúdio da banda. O tema da música é no mínimo curioso: masturbação.

Sappy

Kurt insistiu por anos com essa música. “Sappy” foi gravada inúmeras vezes, foi cotada para o segundo disco do Nirvana, antes de eles assinarem com a Geffen e lançarem Nevermind. Depois, foi tirada do baú para entrar em “In Utero”, mas novamente descartada. Por fim, acabou como uma faixa secreta em uma compilação beneficente. “Sappy” tem um andamento animado e com uma cara das composições mais populares do grupo. Poderia ter sido um sucesso se melhor aproveitada.

Marigold

Sabemos que Kurt Cobain era quem mandava nas composições do Nirvana. Mas houve uma ocasião em que ele não teve qualquer participação nela. Foi com “Marigold”. Essa música foi composta por Dave Grohl e está presente no single de “Heart-Shaped Box”. Já deu pra perceber ali que Grohl tinha talento como compositor. “Marigold” é cantada por ele. A canção não teve muita repercussão no Nirvana, mas após o surgimento do Foo Fighters, ela ganhou espaço e atraiu fãs. Essa é a única música gravada pelo Nirvana, que o Foo Fighters costuma executar ao vivo.

Even In His Youth

“Smells Like Teen Spirit”é o maior sucesso do Nirvana, e a música definitiva para os anos 90. Mas no mesmo compacto em que encontramos o maior clássico do grupo, está um dos seus mais interessantes B-sides. “Even In His Youth” foi uma música que a banda vinha ensaiando há algum tempo quando decidiram incluí-la no compacto. Possui uma letra forte e uma melodia cativante. Uma boa faixa.

Aneurysm

Esse é sem duvidas o melhor B-side do Nirvana. Até Kurt devia saber disso, pois ela era constante nos shows do grupo, e acabou entrando em “Incesticide”, de tão boa que é. A música é carregada por um ritmo produzido pela guitarra dissonante, numa crescente tensão até entrar na melodia, com o riff principal. Uma das composições mais criativas de Kurt.